terça-feira, 30 de outubro de 2012

Leia para uma criança – e para os bebês também!

http://www.samshiraishi.com/Leia para uma criança – e para os bebês também!:
Que a gente gosta de ler em casa com as crianças, todo mundo sabe. Meus filhos sempre gostaram de histórias e leram muito cedo, às vezes interpretando ao seu modo os livros, outras vezes supreendendo-nos com a leitura de iniciantes, outras com releituras mirabolantes. Boa parte disso veio do fato de termos encarado uma coisa que, quando engravidei deles, parecia maluca: ler para a barriga e para o bebê.
Quando, no início da minha primeira gestação, me falaram que ler para o bebê na barriga acalma e cria um vínculo afetivo com os pais, criando uma relação subjetiva com a voz de contador de história dos pais e ao mesmo tempo habituando os pais (e avós, por que não?) para este tempo juntos. Por crer nisso e ter lembranças carinhosas de meus pais e avós me contando histórias, encarei o desafio e li muito para a barriga e para os bebês. Nesta nova gestação, apesar de estarmos apenas no começo, já contamos histórias e desta vez são os irmãos que querem ler livros infantis para a irmãzinha que cresce na barriga da mamãe.
Por conta disso e porque agora temos o desafio de descobrir novos livros juntos, vibramos de alegria quando vimos que a Coleção Itaú de Livros Infantis está de volta e novamente envia exemplares gratuitos para a casa de cada uma das famílias interessadas em entrar neste universo maravilhoso da leitura.
Da experiência com os meninos, que amam ouvir e contar histórias até hoje, digo para os pais: leiam para seus filhos.
Os resultados são incríveis no aprendizado, desde o letramento até a alfabetização propriamente dita, com surpresas positivas na fase da produção de textos que deixa a gente mais feliz e entusiasmado com os resultados. Pode ser um livro simples, pode até ser algo que você e as crianças fizeram, mas quando são obras de autores renomados, planejadas para estimular ao máximo a criatividade infantil, aí sim é perfeito, por isso super recomendo esta coleção, que, como já contei nos outros anos da promoção, tem obras muito boas, altamente recomendadas para crianças.

E por que ler para uma criança?
Gostei destas 4 razões apresentadas no site da campanha:
1. Histórias podem mudar a história de uma criança. Crianças que ouvem a leitura de histórias aprendem melhor, desenvolvem a capacidade de se expressar e se comunicar com os outros.
2. Ler para uma criança contribui para a garantia de seus direitos. Quando um adulto lê para uma criança, oferece a ela o acesso à cultura, ao lazer e à educação. Além disso, a leitura aproxima o adulto e a criança e possibilita que compartilhem bons
momentos.
3. As crianças de hoje cuidarão do país amanhã.São 18 milhões de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos que definirão o futuro do país daqui a 30 anos.
4. Você pode ser um grande leitor. Aventure-se e leia. Ao ouvir sua leitura, a criança
vai se familiarizando com a linguagem, construindo seu vocabulário e ampliando sua
capacidade de compreender o mundo.
Está convencido? Então aproveite a ação criada pela Fundação Itaú Social e peça sua Coleção Itaú de Livros Infantis, aceitando o convite para os adultos lerem para as crianças, buscando despertar desde cedo o gosto pela leitura.
Os livros desta coleção são: O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado (de Don Wood e Audrey Wood, editora Brinque-Book), Poesia Na Varanda (de Sonia Junqueira e Flávio Fargas, editora Gutenberg) e Lino (de André Neves, editora Callis). Para pedir sua coleção, basta entrar no link e preencher os dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário