sexta-feira, 19 de outubro de 2012

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA - Visão de Futuro

 Fonte: http://www.rioeduca.net


No primeiro semestre de 2012, os alunos do PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos - da Escola Municipal Comandante Arnaldo Varella participaram do Projeto Visão de Futuro que se encontra presente nas escolas do município do Rio de Janeiro realizando exames oftalmológicos nos alunos matriculados.


Para dar um salto na qualidade da educação carioca, também são necessárias ações relacionadas à saúde das crianças e jovens. Pensando nisso, a Secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, lançou em 2010, o Projeto Visão de Futuro. O objetivo do programa é corrigir possíveis falhas de aprendizagem ocasionadas por problemas de visão dos alunos.
 
Com o Projeto Visão de Futuro, cerca de 14 mil alunos tiveram acesso à consulta oftalmológica e ganharam óculos.
 
Segundo a Secretária de Educação, Claudia Costin, com um ensino de qualidade, formado por bons professores e um diagnóstico correto de deficiência visual dos alunos, cada um deles poderá realizar os seus sonhos.
 
O Projeto Visão é formado por um consultório oftalmológico itinerante. Um ônibus foi transformado para atender com todo conforto e com todos os equipamentos necessários para a realização de um exame completo.
 
 

O ônibus do Projeto Visão realiza visitas periódicas às escolas do município do Rio de Janeiro
 
 
Este projeto faz parte do PSE - Programa Saúde na Escola - que tem por objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
 
 

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
 
 
No primeiro semestre de  2012, a Escola Municipal Comandante Arnaldo Varella receberam a visita do ônibus itinerante do Projeto Visão.  Os alunos do PEJA e a comunidade escolar realizaram exames oftalmológicos e receberam seus óculos
 
 
 
O PEJA é o Programa de Educação de Jovens e Adultos que recebe pessoas com, no mínimo, 15 anos completos, sem limite máximo de idade, interessadas em completar os estudos referentes ao Ensino Fundamental, na Rede Pública do Município do Rio de Janeiro
 
 
 
O Projeto Visão atende  também a comunidade em que a escola está inserida com o objetivo de oferecer um atendimento integral  não só ao aluno da rede municipal de ensino, mas também à toda comunidade escolar.
 
 
Andréa Ramal, comentarista de educação, participou do jornal Bom Dia Rio e ressaltou a importância dos exames de vista precoces na vida escolar do aluno.
 
Assista aos vídeo abaixo e conheça um pouco mais do Projeto Visão
 
 
 
 
 
Parabéns ao PSE por ver a Escola como área privilegiada de encontro entre  educação e saúde, e como espaço de convivência social para o restabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde.
 
Parabéns à Escola Municipal Comandante Arnaldo Varella por se aliar ao PSE, visando a integração e articulação da educação e da saúde de seus alunos do PEJA, propocionando a melhoria da qualidade de vida.
 
 
 
Gostou desta postagem? Divulgue-a nas redes sociais e faça com que seus amigos conheçam mais um projeto que é realizado nas escolas municipais do Rio de Janeiro.
 
 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE
Twitter: @PatriciaGed
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário