sábado, 1 de dezembro de 2012

INTERESSANTE - Como fazer o bebê dormir?

 http://www.pediatriabrasil.com.br/

O sono do bebê

Meu bebê não quer dormir. O que posso fazer?
Antes de o bebê nascer, dificilmente estamos preparados para as intercorrências que podem surgir nos primeiros dias de vida. E muitos pais já enfrentam o primeiro desafio na primeira noite em casa. Não são poucas as famílias que ficam sem dormir devido ao sono do bebê que não vem.
Mas o que fazer nesta situação? Existe alguma maneira de melhorar o sono do bebê? Como saber se há algum problema ou se está tudo dentro da normalidade?

Quanto tempo meu bebê deve dormir?

O primeiro passo é entender que o sono, ou a falta dele, varia de bebê para bebê. É comum encontrarmos famílias cujos pais ficam sem dormir porque o filho acorda de hora em hora, bem como lares em que o bebê dorme a noite inteira.
A duração do sono varia conforme a idade. Os recém-nascidos dormem de 16 a 18 horas por dia, com variações de bebê para bebê.
A partir de um ano de idade, a maioria dorme um longo período contínuo durante a noite, com um cochilo pela manhã e outro à tarde, totalizando 12 a 14 horas de tempo de sono por dia.

Peculiaridades de cada idade

recém-nascidos: a rotina acordar/dormir é geralmente desordenada, porque a criança não tem capacidade de distinguir noite e dia.
aos 2-4 meses: em geral, nessa fase, muitos começam a dormir cinco ou seis horas ininterruptas à noite. Durante o dia, os ciclos continuam de duas a três horas.
aos 6 meses: como não sentem mais fome durante a noite, podem começar a dormir de 8 a 11 horas seguidas. Entre o sono noturno e as duas sonecas diárias, chegam a dormir cerca de 16 horas por dia. Pela manhã dormem uma ou duas horas, à tarde, cerca de três. Alguns podem continuar acordando à meia-noite para mamar.
com 1 ano: muitos dormem 12 horas à noite e estão prontos para dormir mais duas horas à tarde. Cerca de 25% continuam acordando à noite para mamar, mais por hábito do que por fome. Podem também acordar durante a madrugada, sentindo falta dos pais e até querendo brincar.
O despertar durante à noite pode ser normal, quando corresponde à transição de uma fase de sono para outra ou depois de uma fase de sono mais agitado. Costuma ser breve e nem sempre leva à vigília total.
Como fazer o bebê dormir?

Dicas para seu bebê dormir melhor

• A maioria das crianças podem ir para o berço entre 19h30 e 20h30. Às vezes ocorrem dificuldades com as crianças que precisam de um adulto para adormecer. Neste caso, a ida para o berço e o adormecimento podem atrasar até às 22h ou 23h.
• Assim que os pais se sentirem seguros - em geral no final do primeiro mês - o bebê deve ser acomodado no quarto dele. Ainda que possa parecer difícil, melhora o sono dos pais, dá maior conforto à criança e é fundamental para que aprenda a dormir sozinha.
• O quarto deve ser tranquilo, ensolarado (principalmente pela manhã) e arejado. À noite, deixe-o no escuro e em silêncio. Use uma luz fraca apenas para a troca de fraldas ou quando for amamentar.
• Evite escurecer o quarto durante o dia. Deixe o bebê dormir com a luz natural e não adote a política do silêncio absoluto na casa. Durante o processo de aprendizado das diferenças entre dia e noite, é bom que ele se familiarize com os sons da rotina doméstica.
• Vista a criança de forma confortável, cobrindo inclusive as extremidades, porque pés e mãos ficam mais frios que a parte central do corpo. Lembre-se de que bebês perdem calor mais rápido que adultos, por isso tente manter o quarto em uma temperatura constante e agradável (nem muito quente durante o dia, nem muito frio à noite).
• No início, quando ainda se mexe pouco, procure colocá-lo deitado do lado direito, com as costas apoiadas em um travesseirinho. Essa postura, sobretudo depois da amamentação, ajuda a digestão.
• Berço não é lugar de brincar, ficar de castigo ou comer. Bebês devem associar o berço apenas à hora de dormir.
• Evite fazer o bebê dormir no colo ou na cama dos pais. Coloque-o acordado no berço e procure acostumá-lo com esse procedimento. Isso faz com que ele não dependa dos pais para pegar no sono e se sinta mais seguro.
• Não saia correndo ao primeiro sinal de que ele acordou. Às vezes, a criança desperta ao mudar de posição ou sonhar. Dê-lhe a chance de aprender sozinho a pegar novamente no sono.
• Não encha o berço com brinquedos, travesseiros ou cobertores que possam sufocar o bebê. O quarto não pode ter exageros na decoração e deve ser relativamente isolado de ambientes sociais, como a sala de TV ou jantar.
Quando o bebê ainda está no útero, o movimento de andar da mãe o embala para dormir. Sendo assim, o recém-nascido ainda adora ser balançado e embalado. Envolver o bebê com cobertas o fará se sentir "em casa". Muitos bebês também gostam de música.

Leia também:

Fonte: Pediatria Brasil / Instituto de Medicina e Sono
Foto: Stock.xchng, pcioca
Última atualização: 01/12/2012.
Visite o Pediatria Brasil. Informação de qualidade pra quem ama criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário