sábado, 1 de dezembro de 2012

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 1º a 7 de dezembro

 http://elosdasaude.wordpress.com/
fita_aids 
DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS
Sábado, 1º de dezembro, é Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (RAP da Saúde) vem realizando uma série de atividades sobre o tema desde quinta-feira, 29. A mobilização ganha força no sábado, com ações de promoção da saúde e de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce, desenvolvidas nos polos Alemão, Tijuca, Jacarezinho e Sulacap, em parceria com unidades de saúde destes territórios. Em toda a cidade do Rio de Janeiro, 190 postos de saúde e clínicas da família participam da Campanha Carioca da Prevenção, que integra a iniciativa Fique Sabendo, para promoção do diagnóstico da infecção pelo HIV, da sífilis e da hepatite B. As unidades de saúde funcionarão em horário estendido, de 8h às 17h, e as equipes estarão preparadas para acolher e aconselhar as pessoas que comparecerem para a realização dos exames. A medida é importante para garantir o início imediato do tratamento e para reduzir as chances de transmissão de doenças em função do desconhecimento do status sorológico do paciente. Quem comparecer às unidades de saúde também poderá realizar a aferição de pressão arterial, além de receber preservativos e materiais educativos. Para as mulheres, estará disponível o exame preventivo do câncer de colo de útero. Mais informações podem ser obtidas junto à central de atendimento da Prefeitura do Rio, pelo telefone 1746. Acesse a campanha do Ministério da Saúde pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids.
tecendo redes 
TECENDO REDES: PREVENÇÃO DAS DST/AIDS
Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, lembrado em 1º de dezembro, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove nesta terça-feira, 04 de dezembro, o seminário Tecendo Redes – Prevenção de DST/Aids em Crianças e Adolescentes em Situação de Rua.O encontro acontece das 14h às 18h, na Universidade Estácio de Sá – campus Lapa (Rua Riachuelo, 22, 2º andar, auditório). Acesse o relatório da UNICEF sobre a iniciativa Tecendo Redes – Uma Experiência de Prevenção das DST/Aids  entre Meninos e Meninas em Situação de Rua.
I Encontro Nacional da Rede Saúde Cultura 
REDE SAÚDE E CULTURA
Acontece de 03 a 05 de dezembro o I Encontro Nacional da Rede Saúde e Cultura, que promoverá oficinas, mesas redondas, trabalhos em grupo, exposições de produtos e dinâmicas de construção de ações colaborativas envolvendo os campos da saúde, educação, meio ambiente, cultura, desenvolvimento científico e tecnológico, dentre outros. A iniciativa é promovida pela Fiocruz, em parceria com a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, e constitui uma das estratégias de mobilização, educação e mapeamento participativo da Rede Saúde e Cultura, que tem por objetivo fortalecer ações de promoção e cuidado à saúde que respeitem a diversidade cultural e participação social. Conheça a programação e saiba como participar no site do evento.
grupo roda gigante 
OFICINA DE MÚSICA NO JACAREZINHO
O grupo Roda Gigante promove oficina musical no Centro de Referência da Juventude do Jacarezinho, nos dias 03, 05, 07 e 10 de dezembro, de 14h às 17h. A atividade gratuita busca estimular a criatividade e a percepção rítmica dos participantes, por meio do olhar do palhaço. Comprometido com a promoção da saúde, o grupo Roda Gigante realiza intervenções em hospitais públicos cariocas com o objetivo de despertar, entre profissionais de saúde, jovens e crianças, um novo olhar sobre suas atividades cotidianas. As vagas para a oficina musical são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelos telefones (21) 2334.8842; (21)  8117.8588; e (21) 8870.5482.

Nenhum comentário:

Postar um comentário