sábado, 1 de dezembro de 2012

Agente de apoio à Educação

26/11/2012
FONTE: http://www.camara.rj.gov.br

(Foto: Reprodução)

O Plenário da Câmara do Rio vai analisar o Projeto de Lei nº 1.565/2012, de autoria de Poder Executivo, que cria no quadro Permanente de Pessoal do Município do Rio de Janeiro a categoria funcional de Agente de Apoio à Educação. A nova categoria funcional corresponderá à criação de oito mil vagas, exclusivas da Secretaria Municipal de Educação.

Pelo projeto, o ingresso no cargo de Agente de Apoio à Educação será por meio de concurso público, e o preenchimento das vagas será regionalizado, distribuído de acordo com a necessidade das Coordenadorias Regionais de Educação, por critérios estabelecidos pela Secretaria. O agente atuará em diversas áreas do ambiente de ensino, no trato com os alunos e comunidade, no auxílio de atividades administrativas, portanto  em funções bastante abrangentes, controlando inclusive o fluxo de alunos na escola e nas proximidades.

Entre as funções atribuídas aos Agentes de Apoio à Educação estão tarefas desenvolvidas pelos Agentes Auxiliares de Creche, cuja função será ampliada pela nova legislação e substituída pela nova categoria, à medida que vagarem os cargos na Secretaria de Educação. "O objetivo é melhorar o espaço físico e de convivência das escolas e, desta forma, proporcionar bem estar e maior segurança aos alunos com a inclusão e monitoramento de Laboratórios de Ciência e Informática", afirma o prefeito Eduardo Paes. 

Atribuições específicas da nova categoria

Dá suporte às atividades da secretaria da escola; colabora com o professor regente ou com a Direção nas atividades propostas aos alunos; executar tarefas relativas à observação de registros e avaliação do comportamento e desenvolvimento infanto-juvenil, sob orientação e supervisão do professor regente; receber e acatar, criteriosamente, a orientação e as recomendações do professor no trato e atendimento à clientela; colaborar na execução de atividades que visem desestimular a agressividade sob orientação e supervisão do professor; disponibilizar materiais pedagógicos a serem utilizados; cuidar da higiene e do asseio dos alunos sob sua responsabilidade; executar tarefas relativas à observação das alterações físicas e comportamentais, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário