terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Rio de Janeiro intensifica ações do Programa Nacional de Controle da Dengue

 http://www.blog.saude.gov.br/
Faça sua parte também!!!
Rio de Janeiro intensifica ações do Programa Nacional de Controle da Dengue:
Com a chegada do verão, o Ministério da Saúdefaz um alerta aos estados e municípios para que reforcem as ações de combate ao mosquito da dengue. Nessa época do ano, com chuva e calor em grande parte do país, aumenta a incidência de focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Por isso, é importante redobrar os cuidados de prevenção, como não acumular lixos e entulhos em casa e manter as garrafas de vidro e plástico sempre vazias, além de observar os pratinhos de plantas.
O superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe, conta que o estado está intensificando as ações de combate a dengue. ”Além das campanhas que estão sendo realizadas em parceria com o estado nestes municípios prioritários, estão sendo intensificadas as ações de controle do vetor nas localidades dos municípios em que esse índice for maior. Nós pactuamos com os municípios que eles deveriam realizar pelo menos 80% de cobertura dos imóveis. Nós temos que intensificar essas visitas, principalmente nas áreas de veraneio que é o momento da gente conseguir pegar essas pessoas em casa. Então, uma orientação que foi dada aos municípios é ampliar o horário de trabalho dos agentes de endemia durante a semana e estabelecer algum tipo de escala no final de semana para que a gente consiga diminuir o número de pendências.”
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destaca a importância da parceria entre estado e municípios para o combate a dengue. ”Isso mostra que o trabalho integrado do Ministério da Saúde com os estados e municípios, sobretudo não só de ir atrás do controle do mosquito de onde está o foco do mosquito, mas também integrar a rede de saúde, preparar os profissionais, garantir o tratamento e formar profissionais.”
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece assistência e atendimento integral aos pacientes com suspeita de dengue. Por esse motivo, investe na ampliação de serviços, capacitação de profissionais, habilitações de leitos de enfermaria e de UTI.
Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário