sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Saúde conta com Programa de Academia Carioca e de Controle do Ttabagismo

FONTE: PORTAL DA PCRJ
Com o início do novo ano surgem as listas de resoluções como perder peso, adotar hábitos mais saudáveis, praticar exercícios físicos e parar de fumar. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil disponibiliza os programas “Academia Carioca da Saúde” e “Controle de Tabagismo” em todas as regiões da cidade, com o objetivo de estimular a promoção da saúde dos cariocas. 
 
A Academia Carioca da Saúde busca facilitar o acesso e melhorar a qualidade de vida da população que utiliza os serviços de saúde, prevenindo doenças e suas complicações, principalmente hipertensão e diabetes. As 73 academias instaladas nas unidades básicas de saúde já contam com 25 mil usuários. 
 
Para fazer parte do programa, basta procurar a unidade de saúde mais próxima da residência e ter a indicação médica. As academias são equipadas com cerca de dez aparelhos, que visam à melhoria da capacidade muscular e aeróbia. Os exercícios são de fácil execução e podem ser praticados por diferentes faixas etárias e por grupos especiais. 
 
A SMSDC também oferece um dos maiores números de centros de tratamento de tabagismo da rede pública de saúde do Brasil. Os grupos funcionam em 192 unidades básicas de saúde. O programa é desenvolvido em várias etapas: a primeira tem duração de um mês e promove encontros semanais entre os usuários. Em seguida, as reuniões passam a ser quinzenais e, depois, mensais, até completar um ano. Quem deseja parar de fumar deve procurar a unidade mais próxima da sua residência. 
 
O tratamento divide-se em dois momentos: o primeiro estimula o participante a parar de fumar, com a utilização de técnicas cognitivas comportamentais para reformular a relação com o cigarro. A etapa seguinte tem como foco principal a manutenção da abstinência, visto que várias pessoas sentem dificuldades de manter a decisão a longo prazo. Os pacientes também são encaminhados para consulta com um estomatologista de um dos Centros de Especialidades Odontológicas da rede, para a busca por lesões na boca. 
 
Para mais informações sobre os programas, basta ligar para a central de Teleatendimento da Prefeitura, 1746.

Nenhum comentário:

Postar um comentário