quinta-feira, 25 de abril de 2013

DICA - Projeto alia cinema e literatura nacional em escolas do Rio de Janeiro

 http://www.blogeducacao.org.br/
Alunos do ensino fundamental de nove escolas públicas das zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro (RJ) irão receber o projeto Cine Literário, criado pelo Ponto Cine. A ação tem como objetivo levar aos estudantes uma série de filmes nacionais baseados em livros e fomentar o gosto pelas obras literárias e cinematográficas.
As escolas participantes irão receber midioteca composta por aparelho de televisão, leitor de discos blu-ray, 50 filmes e exemplares dos livros que lhes deram origem, para que, além de ler, os alunos possam assistir os longas-metragens. Na lista de filmes estão Lavoura Arcaica, de Luiz Fernando Carvalho, adaptado da obra de Raduan Nassar; Desenrola, de Rosana Svartman, inspirado no livro de Juliana Lins e A Hora da Estrela, dirigido por Suzana Amaral, com base na narrativa de Clarice Lispector.
O Ponto Cine inaugurou a primeira sala popular de cinema digital do Brasil no bairro de Guadalupe. Os alunos e professores foram preparados em oficinas de exibição e de montagem da midioteca para receber os acervos. “O objetivo é estimular nos alunos a leitura por intermédio do cinema e aumentar o acesso ao cinema pela leitura. É um projeto que casa livros e filmes”, afirma o criador do Ponto Cine, Adailton Medeiros.
No mês de maio, durante a Mostra Cine Literário, serão produzidos dez DVDs de debates com escritores, diretores, produtores e atores dos filmes. “Queremos que o cinema entre no universo dos alunos e que eles sejam multiplicadores. O acervo deverá atender toda a comunidade escolar. Os livros e filmes também deverão ser utilizados por professores e pais. Essa é uma forma de quebrar o muro da escola”, diz Medeiros.
Com informações O Globo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário