Um esquema chocante de leite adulterado foi revelado hoje (08/05) pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) e pelo Ministério da Agricultura. De acordo com as investigações, cinco empresas de transporte de leite adicionavam ao produto cru, entregue à indústria, uma substância semelhante à ureia, que tem formol na composição e é considerada cancerígena pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Até agora, oito pessoas foram presas suspeitas de envolvimento no esquema. A fraude foi comprovada por meio de análises químicas do leite cru.
Segundo o Ministério Público, as empresas investigadas pela Operação Leite Compen$ado transportaram aproximadamente 100 milhões de litros de leite entre abril de 2012 e maio de 2013. O órgão estima que, desse total, 1 milhão de quilos de ureia contendo formol tenham sido adicionados, com o objetivo de aumentar o volume do leite transportado e consequentemente o lucro sobre o preço do leite cru.
Confira abaixo a lista com os lotes das marcas que apresentaram adulteração com adição de formol:
- Italac Integral = Lotes L05KM3, L13KM3, L18KM3, L22KM4 e L23KM1
- Italac Semidesnatado = L12KM1
- Bom Gosto/Líder UHT Integral = Lote TAP1MB
- Mumu UHT Integral = Lote 3ARC
- Latvida UHT Desnatado = Lote 37/661
- Latvida UHT Semidesnatado = Lote 48/661
- Latvida UHT Integral = Lote 36/661
- Latvida Semidesnatado = Lote 48/661
- Latvida Integral = Lote 24/661
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) orienta:
- Consumidores que tiverem em suas casas leites dos referidos lotes ou identificarem a presença do produto no comércio podem informar o MPRS através do e-mail consumidor@mp.rs.gov.br , destacando marca, número do lote e data de fabricação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário