quinta-feira, 9 de maio de 2013

Gestantes e puérperas, vocês já tomaram a vacina contra gripe?

 http://www.blog.saude.gov.br/
Gestantes e puérperas, vocês já tomaram a vacina contra gripe?:
As mulheres que estão em período gestacional ou pós parto ficam mais susceptíveis a infecções causadas por gripes e resfriados. Isso porque durante este período o corpo cria um mecanismo que diminui, temporariamente, as defesas imunológicas do organismo, para não haver rejeição ao feto. A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que mulheres grávidas sejam vacinadas contra gripe durante a temporada em que a doença é mais frequente.
Seguindo a instrução da OMS, o Ministério da Saúde oferece gratuitamente às gestantes e mulheres no período pós parto (até 45 dias) a vacina contra gripe. Vale lembrar que a vacina usada no Brasil é preparada com um vírus inativo da gripe e não é prejudicial ao feto.
A Biomédica Camilla Wolf já fez a sua parte. Grávida de seis meses, ela tomou a vacina e explica porque o fez: “Neste momento tão especial em que temos alguém que depende totalmente de nós, nada mais certo do que se conscientizar da importância da vacinação para uma das doenças mais comuns. Neste caso, a mãe estando vacinada, irá passar os anticorpos para o recém-nascido e estes irão fazer parte de sua primeira defesa quando nascer”.
Puérpera – Este ano, a campanha de vacinação inclui entre os grupos prioritários as puérperas – mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto. A preocupação do Ministério da Saúde é reforçar a imunização deste público que ainda está vulnerável. Através da amamentação o bebê recebe os anticorpos fabricados pela mãe e ao tomar a vacina contra a gripe, a puérpera protege a si a ao neném.
Na hora da vacinação elas devem apresentar algum documento que comprove a data de nascimento da criança, podendo ser a certidão de nascimento do bebê ou o cartão da gestante, ou ainda a declaração do hospital onde ocorreu o parto.
      • O gerente do Centro de Saúde Nº 14 do Cruzeiro, Helson Albernaz, a gestante Angela Martins e a puérpera Andrea Nascimento convidam as novas mães a se imunizarem contra a gripe. Veja o vídeo.

Quem pode tomar a vacina – Os grupos prioritários são às pessoas com mais de 60 anos de idade, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), doentes crônicos e trabalhadores da saúde.
O Ministério da Saúde está na 14ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe e até sexta-feira (10) mais de 65 mil postos de vacinação do Sistema único de Saúde (SUS), em todo o Brasil, estão imunizando contra a gripe. A meta para 2013 é vacinar 32 milhões de pessoas. Portanto, quem pertence a um desses grupos e ainda não se vacinou corre que ainda dá tempo. Vá ao posto de vacinação mais próximo para tomar a vacina e se proteger da influenza.
Camilla Terra  / Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário