terça-feira, 16 de novembro de 2010

Assistência Social participa de audiência sobre população em situação de rua na Câmara dos Vereadores

13/11/2010


Foi realizada nesta sexta-feira, dia 12, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, uma audiência pública sobre a população em situação de rua na cidade. O ato teve como foco principal a apresentação de um termo de compromisso que propõe à Prefeitura do Rio a criação de uma Comissão Municipal Intersetorial para Atendimento à População em Situação de Rua.


Representante do Prefeito Eduardo Paes na mesa de discussão, o secretário chefe do Gabinete do Prefeito, Luiz Antonio Guaraná, ressaltou que a presença de profissionais de diversos órgãos do município na audiência demonstra a atenção que a Prefeitura do Rio direciona ao tema.


- As palavras de ordem neste encontro de hoje são parceria e união. Reunimos representantes das esferas municipal, estadual, federal, além da sociedade civil, para discutir um tema que merece a toda a atenção do Prefeito Eduardo Paes. Não tenho dúvidas de que a Prefeitura do Rio estará tonalmente engajada nesta iniciativa – afirmou o secretário.

O Governo Federal foi representado na audiência pelo ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Segundo o ministro, a organização de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas precisam ser articuladas entre os poderes público e privado com segmentos de defesa dos Direitos Humanos.


- A importância da participação da Prefeitura do Rio para o avanço da Política Nacional para População em Situação de Rua é imensa. Considero o dia de hoje como mais um passo histórico na caminhada que busca os grandes ideais de igualdade no país – completou o ministro Paulo Vannuchi.


O subsecretário municipal de Assistência Social, Carlos Augusto de Araújo Jorge, foi a plenária ratificar a importância da reunião. Em sua fala, o subsecretário pontificou ações realizadas pela atual gestão municipal em vistas a melhoria do atendimento à população em situação de rua na cidade.


- A Secretaria Municipal de Assistência Social tem se mostrado presente em todos debates relativos a situação da população de rua no Rio de Janeiro. Desde o início do ano passado implantamos quatro novos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), aumentamos de dois para cinco o número de Centrais de Recepção para população em situação de rua, reformamos vários centros de acolhimento municipais, dentre outras iniciativas – disse Carlos Augusto.


A mesa principal da audiência contou ainda com a participação de Ricardo Capelli, do Ministério dos Esportes, Rogério Pacheco, Promotor Público, Kátia da Silva, do Movimento Nacional de População de Rua, Josimar Castro, do grupo Mosaico de Rua, Ilda Oliveira, do Fórum Permanente sobre População Adulta em Situação de Rua, e o Vereador Reimont, presidente da Comissão Especial de Acompanhamento de Políticas Públicas para População Adulta de Rua da Câmara dos Vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário