sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Curso de gerenciamento de abrigos temporários



Objetivo é capacitar profissionais para o serviço de assistência à população eventualmente vitimada por chuvas na cidade


03/12/2010


A Defesa Civil municipal realizará o Curso de Gerenciamento de Abrigos Temporários (CGAT), de 6 a 9 de dezembro, com o objetivo de capacitar profissionais para o serviço de assistência à população eventualmente vitimada por chuvas na cidade. O CGAT acontecerá na sede da Cruz Vermelha Brasileira, localizada na Praça da Cruz Vermelha, nº 10/12, no Centro.

O treinamento será ministrado para uma turma de 30 alunos, composta por 15 assistentes sociais da Prefeitura e 15 voluntários da Cruz Vermelha Brasileira. Com a capacitação dos profissionais, será possível acelerar e aperfeiçoar a ajuda a moradores que estejam enfrentando dificuldades com enchentes e alagamentos.

Aqueles que concluírem o curso participarão, no dia 10, das 9h às 11h, de um exercício simulado que instalará e organizará um abrigo temporário, que será realizado no Grêmio Recreativo Esportivo dos Industriários da Penha (Greip).


O curso possui carga horária de 40 horas e serão ensinadas as seguintes disciplinas: Introdução ao gerenciamento de abrigos temporários; Acionamento, planejamento e mobilização de recursos humanos e materiais; Princípios de descontaminação e limpeza de casas após inundações, enchentes e alagamentos; Captação, estocagem e distribuição de roupas; Recepção e triagem social; Saúde Mental e atenção psicossocial; Direitos e assistência relacionados aos desabrigados; Trabalho com voluntários; Medidas de atenção à saúde dentro de abrigos temporários; Rotinas do abrigo; Exercício triagem social e saúde; Desmobilização; e Cuidados nutricionais.

A iniciativa conta com a parceria da Defesa Civil do Estado, por intermédio da Escola de Defesa Civil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário