quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Fetranspor oferece apresentações musicais para cariocas e fluminenses neste fim de ano

RIO - A Fetranspor está organizando sete apresentações musicais em diferentes locais do Grande Rio para animar a volta para casa de cariocas e fluminenses neste final de ano. As apresentações, que duram em média 50 minutos, acontecem no Rio, Niterói e São Gonçalo. A primeira, com a Orquestra Filarmônica de Cordas - grupo de 45 a 50 jovens - será nesta quinta-feira, 17h, na Rodoviária Novo Rio. O grupo volta a se apresentar na Praça Rui Barbosa, em Nova Iguaçu, no dia 14.

A segunda apresentação será com o Grupo Tuhu - orquestra composta de 12 jovens que tocam um repertório de choro e samba - e ocorrerá no dia 13, no Centro do Rio, ao lado de dançarinos que vão convidar o público a dançar. O grupo se apresenta novamente no terminal rodoviário de Alcântara, em São Gonçalo, dia 16 de dezembro, às 17h.

Os dois grupos musicais são egressos do projeto "Villa Lobos e as crianças", dirigido pelo violonista Turíbio Santos e coordenado por Maria Clara Barbosa e pelo maestro Sergio Barboza. As apresentações são resultado de uma parceria entre o Museu Villa-Lobos e a Fetranspor, pela qual 60 jovens talentos recebem o cartão RioCard para frequentar aulas de formação profissional em música. Os alunos são escolhidos entre os que mais se destacaram em projetos musicais de comunidades de baixa renda (mais detalhes em www.villaloboseascriancas.org.br).

Para fechar o programa, a Camerata Natalina apresenta seu concerto de Natal nos dias 15, 21 e 22 de dezembro, em Niterói, Nova Iguaçu e no Centro do Rio. Composto por três harpistas, dois contrabaixistas, um flautista e dois cantores líricos - todos amigos e solistas de orquestras cariocas que se reuniram há 11 anos - o grupo, que este ano recebe o reforço do jovem violoncelista Miguel Braga, apresenta tradicionais canções de Natal, como Alegria de Natal (tradicional do País de Gales), Jesus Nasceu (Haendel), O Dom Perfeito (Bach), Ave Maria (Bach/Gounod), Canto de Natal (Villa-Lobos/Manuel Bandeira) e Noite Azul (Klecius Caldas/Armando Cavalcanti), entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário