quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Prefeitura anuncia planejamento para show do Roberto Carlos e Réveillon 2011 em Copacabana

CET-Rio, Comlurb e secretarias de Saúde, da Ordem Pública e de Conservação apresentaram esquemas especiais

22/12/2010

Beth SantosA Prefeitura do Rio apresentou nesta quarta-feira, dia 22, o planejamento das secretarias municipais envolvidas no show do cantor Roberto Carlos, que acontecerá no próximo dia 25, às 21h30, na Praia de Copacabana, e no Réveillon. Participaram da entrevista coletiva representantes da CET-Rio, da Comlurb, da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva), da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Metrô Rio.



O secretário especial de Turismo e presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Mello, falou sobre a importância de um evento gratuito inédito, como o show de Roberto Carlos, para a cidade:



- Já temos uma ocupação de 70% dos nossos hotéis e isso mostra a importância de como um evento como esse atinge a população de todo o Brasil. A maioria das pessoas viaja só para o Réveillon, mas conseguimos com o show do Rei antecipar uma temporada de final de ano que começaria só dia 27. A prefeitura está totalmente mobilizada e os órgãos públicos preparados e com seu efetivo nas ruas para garantir que o show seja um sucesso - afirmou.



De acordo com o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, a prefeitura está atuando há meses para deixar a cidade pronta para as festividades de final de ano e para o verão:



- Para a Secretaria de Conservação, a operação de final de ano começou há três meses com a Operação Pré-Verão. Desde então, estamos preparando a orla do Rio para o verão e, consequentemente, para os grandes eventos. Trabalhamos preventivamente e este trabalho não se encerra hoje. Fizemos uma revisão na iluminação, galerias pluviais, calçamentos. A novidade para o show do Roberto Carlos e para o Réveillon é que vamos ter uma equipe de emergência de plantão em Copacabana para agir imediatamente em casos de problema de drenagem e pavimentação ou em qualquer aspecto relacionado à conservação. Serão máquinas e operários à disposição para agirem se necessário – informou.


Beth SantosO secretário especial da Ordem Pública, Alex Costa, destacou que a Seop vai agir rigorosamente nas ruas para garantir a ordem na cidade:



- Nosso objetivo durante esse dois eventos é tornar os espaços públicos mais organizados e limpos, mantendo a ordem e garantindo a o cumprimento das normas básicas de convivência social. Por isso, é importante as pessoas privilegiarem os transportes públicos para o deslocamento e não insistirem em fazer xixi nas ruas. Estaremos com agentes espalhados e vamos agir rigorosamente com as pessoas que insistirem em desobedecer as regras e destruir o patrimônio público – afirmou.



Confira abaixo o planejamento organizacional das secretarias municipais:





Seconserva



No dia 25, em Copacabana, cerca de 400 homens vão trabalhar para garantir o sucesso do show do Roberto Carlos. Equipe da Rioluz, formada por 12 homens, cuidará dos 2.514 pontos de luz da orla. A Comlurb estará presente com 380 homens, 51 veículos e equipamentos para garantir a limpeza da areia, do calçadão e das pistas. O trabalho de limpeza será intensificado após o show, a partir de 0h30 do dia 26. A Coordenadoria Geral de Conservação entrará com dez homens de plantão para manter o funcionamento regular do sistema de drenagem e atender emergências referentes à pavimentação asfáltica.

No dia 31, as 15 turmas da Rioluz, compostas por um total de 180 homens, vão monitorar a iluminação dos 5.884 pontos de iluminação pública na orla. A Coordenadoria Geral de Conservação fará plantão 24 horas, o que faz parte de sua rotina em fins de semana e feriados, para atender a população em caso de emergências. A Comlurb estará presente com 3.800 trabalhadores, 85 equipamentos, 2.700 contêineres e 300 viaturas para garantir a limpeza de toda a cidade. Deste total, 1.300 garis vão trabalhar em Copacabana na limpeza do calçadão e da praia, com 100 viaturas e 23 equipamentos.



Seop



Para o show do Roberto Carlos, a Seop vai atuar com um efetivo geral de 754 profissionais, entre agentes de Controle Urbano, da Subsecretaria de Operações e guardas municipais, coibindo o estacionamento irregular, a ação de flanelinhas e pessoas urinando nas ruas. Também serão montadas ao longo da orla de Copacabana 33 barreiras para impedir a ação de ambulantes não-autorizados.

Já para o Réveillon em Copacabana, a Seop vai iniciar os trabalhos com uma ação preventiva a partir do dia 29 de dezembro. O efetivo geral será de 983 profissionais, entre agentes de Controle Urbano, da Subsecretaria de Operações e guardas municipais, coibindo o estacionamento irregular, a ação de flanelinhas e pessoas urinando nas ruas. Também serão montadas ao longo da orla de Copacabana 33 barreiras para impedir a ação de ambulantes não-autorizados.


Saúde



A Secretaria Municipal de Saúde estará com 140 profissionais de saúde de plantão na noite do show do Roberto Carlos e 300 no Réveillon em Copacabana. Os hospitais Lourenço Jorge, Miguel Couto, Salgado Filho e Souza Aguiar serão as principais unidades para o atendimento à população.


CET-Rio



A Cet-Rio montou um esquema especial de tráfego para os dois eventos em Copacabana. Nos dias 25 e 31, as operações de trânsito contarão com a participação de 360 agentes de trânsito (entre guardas municipais e da CET-Rio), atuando com 60 viaturas e 38 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar bloqueios nas ruas internas e nos acessos ao bairro. Em cada dia, serão utilizados 16 painéis de mensagens variáveis, que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e restrições de estacionamento e condições do tráfego.


A Prefeitura orienta a população para chegar ao local dos eventos com antecedência, utilizar o transporte público, não utilizar recipientes de vidro nas festividades, tomar cuidado com as crianças, não utilizar fogos de artifício e respeitar as orientações dos agentes.



Mais informações sobre o planejamento da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e sobre os horários de funcionamento do Metrô podem ser obtidas, respectivamente, nos sites: www.policiamilitar.rj.gov.br, www.defesacivil.rj.gov.br e www.metrorio.com.br.



Veja os esquemas detalhados de cada secretaria:


Texto: Juliana Romar
Fotos: Beth Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário