quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Prognóstico da Qualidade do Ar em 48 horas

Qualidade do Ar
Autor: Ascom

Com nova tecnologia, Rio fará prognóstico
da qualidade do ar com até 48h de antecedência

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente assina convênio hoje (21/12), às 15h, para a melhoria do Sistema de Análise da Qualidade do Ar na cidade do Rio de Janeiro, através do programa "Ar do Rio", com a empresa francesa Aria Technologies, o Inea, a Gerdau e a UTE Norte Fluminense.


Essa parceria tem como objetivo dotar o programa “Ar do Rio” com um sistema operacional equipado com as melhores tecnologias disponíveis no mercado, cuja implementação vai permitir a simulação da dispersão atmosférica de poluentes e, portanto, avaliar quais as ações do poder público vão poder ser adotadas para a melhoria da qualidade do ar na cidade.

O sistema a ser instalado utiliza informações oriundas das fontes fixas (como, por exemplo, indústrias) instaladas no Estado e fontes móveis (veículos que trafegam nas principais vias), associando estes dados aos fatores que influenciam a dispersão dos poluentes atmosféricos, como a topografia da região e os aspectos meteorológicos (vento, temperatura, chuvas, dentre outros).

Assim, a Prefeitura terá como estimar e fornecer um prognóstico da qualidade do ar com até 48h de antecedência, além de estudos de impacto, análise e definição de estratégias de redução da poluição em áreas consideradas críticas; como por exemplo, simular os efeitos da implantação de empreendimentos como complexos industriais ou grandes vias.

Além disso, o Secretário de Meio Ambiente Carlos Muniz pretende estimular os intercâmbios institucionais, científicos e técnicos entre a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, o Inea, a Agência de Qualidade do Ar de Paris - AIRPARIF e a ARIA Technologies sobre as estratégias de gestão da qualidade do ar, tanto no uso de sistemas de modelagem (simulação) e de previsão (prognóstico) na comunicação dos resultados através dos meios de comunicação e dos sites tanto da Prefeitura quanto do Estado do Rio de Janeiro.

Esses serviços previstos são muito importantes para a população em seu dia-a-dia, mas também fazem parte dos preparativos da Cidade para o recebimento dos grandes eventos como a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

O convênio tem duração de 15 meses e prevê o investimento de R$ 1,4 (um milhão e quatrocentos mil). Esse projeto também recebe apoio do BNDES e da Agência Francesa de Meio Ambiente (ADEME).

Atualização do Inventário

O projeto ainda contempla a atualização do Inventário de Fontes Emissoras de Poluentes Atmosféricos da Região de Metropolitana do Rio de Janeiro, a realização de inventário de fontes fixas e móveis para a Região do Médio Paraíba e Região Norte Fluminense, instalação de modelos meteorológicos, fotoquímicos e de emissões; treinamento e capacitação dos profissionais envolvidos, entre outras iniciativas.

Participam da solenidade de assinatura do convênio o Vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, o Presidente do Inea, Luiz Firmino; a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos; o cônsul geral da França no RJ, Jean-Claude Moyret; o presidente da Aria Technologies, Jacques Moussafir; o diretor da Aria Brasil, Marc Chiappero; o diretor da Gerdau, Nelson Mundstok; e o diretor-presidente da UTE Norte Fluminense, Patrick Simon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário