quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Academias Cariocas da Saúdejá beneficiam 3.600 cidadãos e apresenta resultados positivos



12/01/2011


A Academia Carioca da Saúde já está presente em 20 unidades básicas de saúde na cidade, beneficiando cerca de 3.600 pessoas. O projeto busca melhorar a qualidade de vida da população e prevenir doenças e suas complicações, principalmente hipertensão e diabetes. Possibilita a ampliação do vínculo entre a unidade e a comunidade, dissociando-a de um espaço limitado apenas ao tratamento de doenças.  Em 2011, serão inauguradas 20 novas Academias da Saúde na cidade.

Levantamento recente feito com 1.475 inscritos há pelo menos três meses que usavam medicamentos continuamente constatou que 7% trocaram para medicamentos menos agressivos, 13% diminuíram a dose e 1% parou de tomar o medicamento. Adolescentes que apresentavam elevação da pressão arterial regularam positivamente a pressão após o início da atividade. O programa também apresenta resultados positivos entre os usuários com sobrepeso e obesidade, notando-se redução de aproximadamente 25% no peso.

As academias são equipadas com dez aparelhos, que visam à melhoria da capacidade muscular e aeróbia de seus usuários. Os exercícios são de fácil execução e podem ser praticados por diferentes faixas etárias. Os participantes são pacientes em tratamento nas unidades de saúde, encaminhados pelos médicos, supervisionados por um professor de educação física e um auxiliar de enfermagem que ajudam na reabilitação e aprimoramento das condições físicas.

Um comentário:

  1. Quero muito saber quando irão chamar as pessoas que fizeram o processo seletivo do Iabas/Ceperj para atuarem nas academias cariocas.
    Alguém poderia me reponder?
    Abraços,
    Catarina Braga.

    ResponderExcluir