sábado, 15 de janeiro de 2011

Prefeitura apresenta projeto das Unidades de Ordem Pública

Novos guardas municipais que vão atuar no projeto começaram hoje o treinamento

12/01/2011

Beth SantosA Prefeitura do Rio apresentou nesta quarta-feira, dia 12, na sede da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, em São Cristóvão, o projeto "Rio em Ordem", que marca o início de uma nova fase no combate à desordem na cidade e vai estabelecer as Unidades de Ordem Pública (UOP). A primeira UOP será implantada na Tijuca ainda no primeiro semestre. O prefeito Eduardo Paes participou da cerimônia de apresentação e aula inaugural dos 225 alunos do Curso de Formação de Guardas que serão preparados para atuarem na UOP. A partir da reformulação do treinamento da GM-Rio, os agentes vão ser capacitados para agir de forma mais territorializada, identificando os problemas específicos de cada região da cidade.

Os guardas aprovados no Curso de Formação irão patrulhar parte do bairro da Tijuca, numa área com cerca de 25 mil habitantes, transformando as ações pontuais de ordenamento em uma cultura de permanente manutenção da ordem. Eles trabalharão em turnos, garantindo patrulhamento 24 horas. As equipes estarão equipadas com rádios transmissores e palmtops (computadores de mão), além de contarem com veículos, cães treinados, sistema de georeferenciamento de ocorrências e equipamentos não-letais. Não haverá rotatividade de efetivo, garantindo que um determinado grupo de guardas cuidará sempre da mesma área.

Ao lado do secretário de Ordem Pública, Alex Costa, e do comandante da GM-Rio, coronel Ricardo Pacheco, o prefeito Eduardo Paes explicou a importância desse novo modelo de atuação da Guarda Municipal para a cidade:

Beth Santos- A Prefeitura vai identificar as áreas mais críticas da cidade, sob o ponto de vista da ordem pública, e implementar um sistema em que a Guarda Municipal esteja sempre presente, garantindo a tranquilidade do cidadão e o direito de ir e vir. Essa é a grande mudança.Começaremos com um projeto piloto na Tijuca e pretendemos avançar para toda a cidade.

Paes disse ainda a razão de a região da Tijuca ter sido a primeira a ser escolhida:

- Há uma mudança de paradigma na prestação de serviços no Rio que tem relação com as conquistas da cidade para os próximos anos, com os grandes eventos que teremos aqui. Isso permite avançar em direção a novos padrões de comportamento tanto da população quanto do poder público. E a Guarda Municipal representa o poder público nas ruas. Que essa experiência na Tijuca, que foi escolhida por ser uma área muito importante e que recentemente foi pacificada, sirva para aprendermos, fazermos ajustes e multiplicarmos essa ação na cidade. Tenho certeza de que será um grande desafio - explicou o prefeito.

As UOPs serão implantadas em áreas com alta concentração de pessoas e situações de desordem. Estes locais receberão um maior efetivo de guardas e terão os índices de desordem constantemente monitorados pelo Centro de Análise de Informações (CAI), que acompanhará as ações, definindo e avaliando as metas estabelecidas por área (percentual de demandas atendidas, tempo de atendimento e nível de satisfação, por exemplo).

A partir da implantação do projeto piloto, a Guarda Municipal identificará, combaterá e comunicará aos aos órgãos responsáveis os casos de desordem na sua área de atuação, numa ação integrada com a CET-Rio, as polícias Militar e Civil.

O secretário da Seop, Alex Costa, falou sobre o objetivo do projeto:

- A Guarda Municipal é um instrumento fundamental para a ordem pública, pois age em apoio às equipes de ordenamento, fiscalização e controle urbano. Nosso objetivo até o final de 2012 é aumentar o efetivo para 3 mil guardas atuando nas ruas. Teremos uma Guarda totalmente preocupada e envolvida com todos os problemas da cidade - afirmou.

O comandante da GM-Rio, coronel Ricardo Pacheco, comentou as mudanças sofridas pela Guarda nos últimos dois anos:

- Recebemos aqui hoje esses alunos com muita satisfação. A Guarda vem passando por processos de mudanças, como a transformação de funcionários celetistas para estatutários e a aquisição de novos equipamentos e viaturas. Mas, além disso, é muito importante que os novos guardas sejam habilitados e bem preparados para os novos desafios. Como prestadores de serviços precisamos atender bem a população da nossa cidade e, para isso, vamos colocar o que há de melhor nas ruas.

Os 225 candidatos passarão por um treinamento totalmente reformulado. Esta primeira turma passará dois meses no Curso de Formação de Guardas, em que receberá aulas em tempo integral, de segunda-feira a sábado, na própria Academia da GM-Rio. As aulas serão voltadas para condutas de atendimento ao cidadão, ética e conhecimentos básicos de 38 disciplinas imprescindíveis à profissão (Noções de Direito, Técnica Operacional, Primeiros Socorros, trânsito e Defesa Pessoal), além de estudos de casos, aulas práticas e atividades motivacionais. Eles receberão ainda dois manuais (de Procedimento Operacional Padrão e de Gestão operacional) que padronizam as ações, de acordo com as novas atribuições.

Texto: Juliana Romar
Fotos: Beth Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário