terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Calendário de vacinação: adolescentes



Idade
Vacinas
Dose
11 a 19 anos (na primeira vista ao serviço de saúde)
Hepatite  B (1)
1ª dose
dT (²)
1ª dose
dose inicial
SCR (4)
dose única
1 mês após a 1ª dose contra Hepatite B
Hepatite B
2ª dose
6 meses após a 1ª dose contra Hepatite B
Hepatite B
3ª dose
2 meses após a 1ª dose contra difteria e tétano
2ª dose
4 meses após a 1ª dose contra difteria e tétano
3ª dose
A cada 10 anos, por toda a vida
dT (5)
Reforço
Reforço

1.Os adolescentes que não tiverem comprovação de vacinação contra a hepatite B, devem receber o esquema completo, com 3 doses. A segunda e a terceira doses devem ser aplicadas, respectivamente, 30 e 180 dias após a primeira. Para os que tiverem esquema incompleto (1 ou 2 doses), completar até a terceira dose (não reiniciar o esquema).
2.Os adolescentes com 3 doses ou mais de DTP, DT ou dT, devem receber apenas uma dose (reforço). A partir dai, devem receber uma dose de reforço da dT a cada 10 anos. Em pessoas ferimentos com alto risco para tétano e emgestantes (preferencialmente no sétimo mês), antecipar o reforço com a dT para 5 anos após a última dose.
3.Adolescentes que residam ou que irão viajar para áreas de risco de febre amarela. Para não vacinados, em caso de viagem para áreas de risco, inclusive no exterior, a vacina contra febre amarela deve ser feita 10 dias antes da partida.
4.Desnecessária para adolescentes com duas doses da  SRC (tríplice viral, MMR), quando comprovadas com o Cartão de Vacinação.
5.Em em gestantes (preferencialmente no sétimo mês) e pessoas ferimentos com alto risco para tétano, antecipar o reforço com a dT para 5 anos após a última dose.

Fonte: Portaria 1602, de 17 de julho de 2006. Publicada no Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, p. 66-7, 18 jul. 2006.

O Cartão de Vacinação é um documento de comprovação de imunidade. É responsabilidade das Unidades de Saúde emití-lo ou atualizá-lo por ocasião da administração de qualquer vacina. Deve ser guardado junto com documentos de identificação pessoal. É importante que seja apresentado nos atendimentos médicos de rotina e fundamental que esteja disponível  nos casos de acidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário