Alergias com produtos que contém corantes são as mais comuns
Um jato de spray aqui, um pouco de purpurina ali e pronto. As colombinas, odaliscas, passistas e piratas tomam vida, na maior festa popular brasileira. Mas para curtir os quatro dias de carnaval é preciso ter alguns cuidados com a pele. Produtos como sprays, tintas, purpurinas e colas podem provocar desde reações alérgicas leves até queimaduras.
A dermatologista do Hospital Federal de Ipanema, Márcia Senra, alerta que os casos mais comuns são as alergias aos corantes. "A pele é um órgão de contato, então várias pessoas podem ter qualquer tipo de alergia mesmo sem nunca terem usado um determinado produto. Portanto, tudo que contém tinta ou corante pode provocar uma alguma reação desagradável".
A dermatologista orienta as pessoas a aplicarem o produto em áreas menores do corpo para testar se vão ter alguma reação alérgica. O ideal é escolher a região anterior do antebraço e deixar a substância agir de um dia para o outro.
A exposição prolongada ao sol também pode trazer lesões que o folião nem imagina. Márcia Senra destaca que o uso do filtro solar durante todos os dias de carnaval é imprescindível e a reaplicação a cada 2 horas também. Além disso, a médica lembra os foliões que beber bastante água ajuda a manter a hidratação do corpo e faz muito bem para a pele.
Por Soraya Lacerda – Ascom/MS e Maressa Ribeiro – Web Rádio Saúde
Outras Informações
Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro
(21) 3985-744 ou 7445
Nenhum comentário:
Postar um comentário