sábado, 5 de fevereiro de 2011

Muro-jardineira

murogeranios
A paisagista Roberta Martins não é nem um pouco fã de muros, principalmente porque vive em um condomínio fechado. Porém, com a impossibilidade de deixar o seu cão à solta, ela criou um muro baixo de tijolos de demolição seguindo as linhas rústicas da casa. Como adora flores, Roberta encontrou uma maneira de tê-las logo na entrada. Além do muro, criou jardineiras com alturas alternadas. Nesta estação, os gerânios-pendentes (Pelargonium peltatum) foram escolhidos para preenchâ-las. Segundo a Roberta, não há quem passe por lá, que não pare para ver as florzinhas.

Grade na parede

Já falei aqui no Cheiro de Mato sobre portões e grades que podem ser aproveitados no jardim. A mestra nesse aproveitamento é a Claudia, da La Calle Florida. Em um de seus projetos, ela levou a grade para a fachada de uma casa de vila e olha só que graça que ficou. A grade serve de condutor para a trepadeira carolina ou alamanda (Allamanda cathartica), que dá uma flor amarela. Enquanto a flor não aparece, o cantinho fica aquecido pelo vermelho do beijo-pintado (Impatiens hawkeri).

Barril de flox

Vou fechar a semana com mais uma sugestão que vem de vocês. Dessa vez, quem me mandou a dica foi a Ana Julia. A Ana conta que a mãe dela, Maria Alice, tem este corote (ou barril) desde 1981, quando o deu de presente para o marido. Durante muito tempo, o presente serviu para armazenar aguardente. Há pouco, a dona Maria Alice resolveu dar um outro uso para o barril enferrujado: retirou algumas das madeiras e plantou flox (Phlox drummondii) sortidas. A flox é uma herbácea formada principalmente nos meses de primavera e verão. Gosta de pleno sol, enriquecido com matéria orgânica, de boa drenagem. Como é originária dos Estados Unidos, também aprecia clima frio. Ou seja, pode ser usada em qualquer canto do Brasil. Pela delicadeza do arranjo, o quintal da dona Maria Alice, em Ribeirão Preto, SP, deve ser um primor. Fica o pedido para a Ana Julia: mande mais fotos. Bom finde pra vcs!

Jardineira de PVC

Adoro saber um pouco mais sobre as pessoas que acompanham o Cheiro de Mato. Semana passada, recebi um e-mail do Nasário Gomes. Já conhecia o Nasário de outros e-mails, mas dessa vez ele me surpreendeu com a foto de umas jardineiras que ele mesmo criou, com tubos de PVC, madeira e suporte para calha de PVC. Achei a sugestão bem bacana. Primeiro, porque tem um custo baixo, segundo, porque é fácil de fazer (quer dizer, o Nasário conta que dá um trabalhinho, mas é lógico que compensa!) e terceiro, porque fica bem bacana mesmo. Bom, a foto está aí e eu tenho certeza de que vcs vão concordar comigo. Fica outra dica: para incrementar a jardineira, basta pintá-la. Eu, com certeza, escolheria um turquesa, pink ou qualquer outra cor bem vibrante. E vcs?

Charminho na janela

rafa11copia.jpg
Tenho uma tese de que nada pode ser tão feio ou ruim que não possa ser reparado. Vou exemplificar: janela com grade não é nada bacana, mesmo assim dá para torná-la mais agradável com flores. Os arranjos de rosa (Rosa x grandiflora), lisianto (Eustoma grandiflorum) e gérbera (Gerbera jamesonii), montados em minigarrafas, foram presos com arame à grade. Para arrematar, entra a jardineira com hera pendente (Hedera helix).
Ah,dou um doce para quem adivinhar a autora desta janela… sim, ela mesma, a Claudia, da La Calle Florida. Beijo pra vcs, até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário