Proposta de estudos com o objetivo de auxiliar a instituição a potencializar este momento.
De 07 a 11 de fevereiro de 2011
| Segunda-feira, dia 07 de fevereiro |
Temática para estudos | Atuando na Educação Infantil |
| Assistir ao vídeo com palestra editada de Emília Cipriano sobre Identidade do profissional da Educação Infantil e refletir junto com seu grupo: - O que significa trabalhar com crianças na Educação Infantil? - Como essa compreensão aparece na minha prática cotidiana junto às crianças e suas famílias, na relação com elas, na forma como eu planejo as atividades? Pense e responda : - Eu escolhi atuar na Educação Infantil? Por quê? - Sou feliz trabalhando com crianças da EI? - O que posso fazer a partir do que assisti, para qualificar ainda mais meus saberes e fazeres? Que tal agora, registrar suas reflexões sobre a identidade do profissional da EI e deixar um recadinho para você. Cole no seu armário ou em outro local que você acesse com freqüência e pense no importante papel que você exerce junto às crianças. |
| Terça-feira, dia 08 de fevereiro |
Temática para estudos | Organização do tempo e do espaço na Educação Infantil |
| Assistir ao vídeo da palestra de Eliana Bhering sobre “O Desafio da Educação Infantil Contemporânea: qualidade, ambientes e aprendizagens na pré-escola”. Refletir junto com seu grupo: - “As práticas pedagógicas de sua instituição, refletem as oportunidades de aprendizagem que oferecemos às crianças no seu cotidiano? - Como pensamos a organização do espaço, visando práticas pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento integral das crianças? - Os espaços e ambientes são intencionalmente preparados favorecendo os desafios nas diferentes linguagens e áreas do conhecimento? - Os espaços de experiências e relações, planejados por você, constituem-se de processos ricos de desenvolvimento, tanto intelectuais como sociais das crianças? - Os materiais e brinquedos são organizados de forma à facilitar o acesso da criança de acordo com o planejamento, possibilitando interações positivas? - A brincadeira é considerada como possibilidade de aprendizagem e não somente como atividade, sem finalidade educativa? - Estou disponível para ouvir cada criança, entender seus motivos e interesses quando penso o planejamento e a organização do espaço? -“A arrumação da sala/dos espaços também pressupõe o tipo de rotina e os diferentes tempos que guiarão a criança durante o dia na pré-escola/creche? -Que tal agora, você, junto com seu grupo, planejar e/ou começar a refletir a organização do espaço e do tempo que vai atuar junto às crianças, colocando no papel suas idéias? Compartilhe com seu grupo de educadores e equipe, conhecendo os recursos de que dispõe e com os quais poderão contar e aproveite para apontar as necessidades para a gestão. “Ressaltamos que a organização dos ambientes, das interações, e dos materiais e brinquedos é ponto de partida para uma proposta de qualidade. Indicamos também a importância da organização dos tempos de maneira a valorizar, principalmente, as experiências individuais (as crianças gostam de ter seus próprios projetos) e aquelas em pequenos grupos (crianças nesta faixa etária aprendem melhor quando tem mais oportunidades de se expressar, falar, mostrar suas produções e confrontar suas ideias frequentemente em grupos menores).” |
A | Quarta-feira, dia 09 de fevereiro |
Temática para estudos | Cenas do cotidiano de uma escola pública: olhando a escola pelo avesso |
| - Assistir ao vídeo com palestra editada de Mairce da Silva Araújo e refletir junto com seu grupo: - Pare e reflita sobre a realidade cotidiana em sua creche/pré-escola. Você percebe a importância da reflexão sobre o vivido no dia-a-dia? - Como são tratadas as diferenças culturais em sua escola? Transformam-se inúmeras vezes, em fatores de discriminação? - Como fortalecer nas escolas ambientes de aprendizagens que contribuam para que as crianças das classes populares aprendam de forma significativa, sem lhes impor valores e formas de ser, fazer, pensar, dizer, que silenciem e apaguem suas próprias formas de ver e estar no mundo? - Nos espaços da creche/ pré-escola (por exemplo, os murais), as crianças afro-descendentes encontram a possibilidade de se “olharem no espelho”, reconhecendo e tendo legitimado a própria imagem? - Será que as crianças percebem as diferenças étnico-raciais? Como será que elas se sentem? Será que isso interfere nas relações cotidianas, em suas aprendizagens? - Como na sua instituição é tratada a temática em discussão? Abrimos espaço para uma discussão sobre as questões étnicas e raciais que atravessam o cotidiano escolar e a importância de reafirmar no processo de educação experiências culturais das crianças. Que tal agora, você e seu grupo pensar práticas pedagógicas que insiram essa temática tão importante na constituição da identidade de nossas crianças? Mãos à obra! |
| Quinta- feira, dia 10 de fevereiro |
Temática para estudos | Escola para Todos – Um Olhar pelo Mundo |
| Assistir ao vídeo com palestra editada de Mônica dos Santos e refletir com seu grupo sobre as perguntas abaixo: - O que é escola para todos? - Por que, para que e para quem a “escola para todos”? - A escola de qualidade para todos reconhece a importância de seu próprio papel na formação de sociedades mais justas, e luta para extinguir ou minimizar todo e qualquer tipo de exclusão: dentro ou fora da sala de aula? - O que é preciso para a promoção dessa escola? - E quanto à flexibilidade curricular? Essa flexibilização garante realmente uma educação de qualidade? A adaptação do currículo aos interesses, ritmos e necessidades das crianças contribui para essa qualidade? Como pensar isso praticamente? - A ideia é que as escolas estejam aptas a promover o melhor desempenho por parte de todos, levando-se em consideração o fato de que a aquisição de conhecimentos não se limita à instrução formal. Como trazer esse conhecimento para o currículo da creche/escola? Dando continuidade aos estudos e reflexões da semana, vamos rever o nosso currículo e o planejamento. |
| Sexta- feira, dia 11 de fevereiro |
Temática para estudos | Desenvolvimento da Aprendizagem |
| Assistir ao vídeo com palestra editada de Fábio Barbirato e refletir junto com seu grupo: - Como acontece a aprendizagem das crianças da Educação Infantil? - Que propostas são adequadas para cada faixa etária? - Como o conhecimento sobre desenvolvimento infantil pode facilitar o planejamento do profissional? - Levando em consideração o pequeno tempo de concentração de nossas crianças, como vencer o desafio de planejar aulas agradáveis, prazerosas, instigantes que propiciem a curiosidade e a aprendizagem das crianças? |
Nenhum comentário:
Postar um comentário