sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Novas leituras para reciclar o conhecimento



Por Blog Acesso

“Um espírito original sabe subordinar a leitura à sua atividade pessoal”, diz Marcel Proust em Sobre a leitura. Para o escritor francês, a leitura teria o potencial de ativar, de incitar os desejos do leitor, levando-o a pensar sobre o conteúdo apreendido e a agir segundo o que acabou de inferir das páginas do livro.
Em época de início de ano, em meio ao sentimento de renovação dominante, adotar o pensamento de Proust pode ser bastante produtivo e significar uma reciclagem de ideias para compor novas estratégias, projetos e planejamentos. Para ajudar nessa empreitada, selecionamos alguns lançamentos do mercado editorial. Divirta-se!
A cultura-mundo 
Autor: Gilles Lipovetsky e Jean Serroy
Editora: Companhia das Letras
Sinopse:  Usando referências da história, da sociologia, da psicologia e da estética, Lipovetsky e Serroy defendem a tese de uma “cultura-mundo” cheia de nuances: embora imediatista, não despreza a herança do passado; embora individualista, estimula a participação social; embora racional, vê nascer em seu interior a religiosidade como bálsamo para o “indivíduo diante de si mesmo, sem rede de proteção”.
A dádiva
Autor: Lewis Hyde
Editora: Civilização Brasileira
Sinopse: Uma defesa do valor da criatividade e de sua importância em uma cultura cada vez mais governada pelo dinheiro e abarrotada de produtos. A partir de referências à história, à literatura e à antropologia, Hyde constrói seu argumento de que a obra de arte é uma doação, e não uma mercadoria, e mostra como o “comércio do espírito criativo” funciona na vida dos artistas e na cultura como um todo.
Modelos culturais, saberes pedagógicos, instituições educacionais: Portugal e Brasil, histórias conectadas 
Autor: org. Marta Maria Chagas de Carvalho e Joaquim Pintassilgo
Editora: EdUSP
Sinopse: Os textos deste livro têm em comum o interesse por questões relativas a modelos culturais, à circulação internacional e a modalidades diferenciadas de apropriação local deles. internacional.
Mecanismos internos 
Autor: J. M. Coetzee
Editora: Companhia das Letras
Sinopse: O vencedor do prêmio Nobel de literatura de 2003 e de dois Booker Prizes também é autor de uma sólida produção ensaística, ainda pouco conhecida no Brasil. No livro, que reúne 21 textos, quase todos escritos para a New York Review of Books, Coetzee oferece sua visão pessoal sobre a vida e a obra de grandes nomes da cultura mundial como Nadine Gordimer, Robert Musil e Walter Benjamin.

Bibliographia Brasiliana
Autor: Rubens Borba de Moraes
Editora: EdUSP
Sinopse: Primeira edição em português da Bibliographia Brasiliana, fonte padrão de referência para bibliotecários, pesquisadores, estudiosos e livreiros de obras sobre o Brasil. Composta em dois volumes, contém o registro de obras publicadas no exterior de 1504 a 1900, e de autores brasileiros, impressas antes de 1822.
Papéis avulsos 
Autor: Machado de Assis
Editora: Companhia das Letras
Sinopse: Primeiro livro de contos publicado por Machado de Assis (1839-1908) após Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), Papéis avulsos apresenta uma exploração multifacetada e irônica da situação do Brasil e dos brasileiros. Introdução de John Gledson e notas de Hélio Guimarães.
Bauman sobre Bauman 
Autor: Keith Tester
Editora: Zahar
Sinopse: Quem é Zygmunt Bauman? O que faz Bauman? Por que um dos principais sociólogos contemporâneos faz o que faz? Essas três perguntas guiam os cinco diálogos que o sociólogo Keith Tester manteve com Bauman na primavera/verão de 2000, reunidos agora nesse volume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário