segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Prefeitura do Rio implanta o programa Saúde nas Escolas



25/02/2011  » Autor: Joana Martins

O prefeito Eduardo Paes, a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, e o secretário de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, lançaram nesta sexta-feira (dia 25), no Ciep Dr. Antoine Magarinos Torres Filho, na Tijuca, o programa Saúde nas Escolas. A cerimônia de lançamento contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Com o objetivo de dar assistência integral para mais de 105 mil alunos das 151 Escolas do Amanhã, situadas nas áreas mais vulneráveis da cidade, equipes de profissionais de saúde percorrerão essas unidades. Além dessas escolas, 9 Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI), que também atendem a crianças em situações de vulnerabilidade, serão beneficiados com o programa.

De acordo com a secretária de Educação, Claudia Costin, a implantação do novo programa trará diversos benefícios para a aprendizagem dos alunos.

 – Um atendimento médico preliminar, integrado com a saúde, será de grande avanço para essas unidades escolares, que estão em áreas de alta vulnerabilidade. Ao observar o desempenho dos alunos, constatamos que muitas crianças tinham problemas de visão e de audição, o que abava prejudicando a aprendizagem dessas crianças. Com esses problemas corrigidos, acreditamos que o sucesso escolar dos alunos será ainda maior – afirmou a secretária.

O Saúde nas Escolas é uma das ações fundamentais do programa Escolas do Amanhã, criado para combater a evasão escolar e diminuir a defasagem idade/série nas unidades situadas nas regiões conflagradas ou recém-pacificadas da cidade. Com o Saúde nas Escolas, as unidades atendidas pelo programa terão a presença de um técnico de enfermagem no dia a dia da escola. Além disso, 8 unidades móveis de saúde percorrerão as escolas semanalmente. Cada unidade móvel conta com um médico, um enfermeiro, um psicólogo, um dentista e um auxiliar de saúde bucal, além de mobiliário próprio para promover o atendimento e material educativo, que será entregue às crianças. Para o prefeito Eduardo Paes o novo programa possibilita um olhar integral para as crianças do município do Rio de Janeiro.

– Só com a união dos governos estadual, federal e municipal é que conseguimos implantar esse programa, que é óbvio. É inaceitável não tratar da saúde dessas crianças para que elas aprendam melhor. Tenho certeza que, a partir de agora, a prefeitura do Rio tem um olhar integral sobre cada criança que está sob a nossa responsabilidade – destacou o prefeito Eduardo Paes.

Após a apresentação de rap dos alunos do Ciep Metalúrgico Benedito Cerqueira, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o Rio de Janeiro passará a ser reconhecido nacionalmente, não só por suas belezas naturais, mas pela forma com que trata as suas crianças.

– A prefeitura do Rio terá todo o apoio do Ministério da Saúde para o incremento e ampliação do programa Saúde nas Escolas para toda a rede municipal de ensino. Queremos contribuir para um melhor desempenho dessas crianças na escola – disse o ministro.


Com o novo programa, as escolas passam a ter acesso ao Prontuário Eletrônico Único: um sistema integrado entre as secretarias de Educação e Saúde, que possibilita o acompanhamento passo a passo do histórico de saúde do aluno. Se o aluno for atendido na escola ou se passou por uma clínica da família, informações como dados pessoais, históricos de consultas, doenças ou antecedentes cirúrgicos estarão à disposição dos profissionais de saúde.

Ações do programa Saúde nas Escolas:

Saúde Auditiva
 - Triagem auditiva e exame de acuidade auditiva nas unidades escolares garantindo providências, encaminhamentos e soluções, quando necessários.
 - Doação de próteses, aos alunos das escolas e creches que necessitem de correção auditiva, de forma regionalizada.
 - Cadastro e identificação de diagnósticos e encaminhamentos dados aos alunos, para formação de banco de dados.
 - Contratação de estagiários e otorrinolaringologistas.

Saúde Bucal
 - Cadastro e identificação de diagnósticos, revelação de placa bacteriana, escovação supervisionada, tratamento restaurador atraumático (TRA) e encaminhamentos dados aos alunos, realizados pelos supervisores do Programa de Promoção de Saúde e Cidadania DENTESCOLA para criar banco de dados.
 - Infraestrutura para deslocamento dos supervisores, distribuição trimestral dos kits de saúde bucal nas escolas e dos insumos necessários para atividades educativas e implantação do hábito de higiene bucal diária no espaço escolar, e aquisição de kits de saúde bucal e revelador de placa com distribuição nas unidades escolares.
 - Contratação de estagiários (para dar apoio às equipes de saúde bucal do Dentescola e da Estratégia Saúde da Família).

Saúde Ocular – Visão de Futuro
 - Tem como objetivo corrigir possíveis falhas de aprendizagem ocasionadas por problemas de visão dos alunos
 - Cerca de 14 mil crianças têm acesso à consulta oftalmológica e ganham óculos, se necessário.
 - São beneficiados com o projeto os alunos das classes de alfabetização das Escolas do Amanhã, que vão fazer 6 anos em 2011 ou que possuem até 6 anos e 11 meses, os alunos que participaram das turmas de realfabetização em 2009 e os alunos do programa Nenhuma Criança a Menos. 
 - Nos dias marcados por cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE), os pais levam os alunos até um dos pólos de atendimento. No local, as crianças realizam o exame de vista e, aqueles que necessitarem de óculos são encaminhados para outra unidade móvel, onde podem escolher a armação. Depois de cinco dias úteis, os óculos são entregues à CRE, que fica responsável pela distribuição nas escolas.
 - Para esta ação, será utilizado um ônibus que conta com dois médicos oftalmologistas, um auxiliar de enfermagem e um coordenador da unidade, que atua no agendamento das atividades.


Nessas três ações, a Secretaria Municipal de Educação chegará a atender, até o final de 2011, cerca de 308 mil alunos.


Escolas do Amanhã
Programa da Secretaria Municipal de Educação para as 151 escolas situadas em áreas conflagradas ou recém-pacificadas da cidade. Nessas unidades, os alunos dispõem de uma metodologia de ensino diferenciada com o objetivo de reduzir a evasão escolar e melhorar os índices de desempenho escolar. 

Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) beneficiados com o programa:
1ª.CRE - EDI Parque Alegria - Caju

3ª.CRE - EDI Parque Nelson Carlos Del Monaco - Jacarezinho
              - EDI Dona Lindu - Complexo do Alemão

4ª.CRE - EDI Dr. Domingos Arthur Machado Filho - Manguinhos

7ª.CRE - EDI Dra. Zilda Arns - Colônia Juliano Moreira
              - EDI Jardim do Amanhã - Cidade de Deus

8ª.CRE - EDI Professora Tania Maria Larrubia Gomes - Bangu
              - EDI Professor Reinaldo José de Aragão Barbosa - Bangu
              - EDI José Elphim Mindin - Senador Camará

Nenhum comentário:

Postar um comentário