segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Você se lembra do seu primeiro dia na escola?

Você se lembra do seu primeiro dia na escola?: "

Primeiro dia na escolaProvavelmente você era muito novinho(a), mas sua mãe deve se lembrar. Pergunte a ela como foi.

Alegria e empolgação? Medo e apreensão? Você foi daquelas crianças que nem olhou para trás e logo se envolveu na brincadeira? Ou daquelas cuja mãe precisou frequentar a escolinha por vários dias até que você se acostumasse?

Frequentar um ambiente totalmente diferente do qual se está acostumado, com várias novas pessoas e ainda ter que aprender a depender de estranhos pode ser difícil para uma criança.

Estima-se que uma em cada três crianças sofram de 'ansiedade de separação' quando chega a época de ir para a escolinha. Mas para alívio das mamães, na grande maioria dos casos dura apenas algumas semanas.

Algumas crianças estão tão familiarizadas com a sua própria família, passando tão pouco tempo com outras pessoas, que têm problemas quando começam a frequentar a escola.

Outras ficam tão ansiosas para ir que mal conseguem esperar esse primeiro dia de aula chegar.

Nenhuma das crianças dos grupos acima é melhor ou mais preparada do que as outras. Muito do que eles se sentem tem a ver com a sua personalidade. Assim como alguns adultos são mais cautelosos do que outros, o mesmo pode ser verdade para as crianças.

Algumas dicas

Se seu filho estiver com medo de ir à escola, comece a prepará-lo com vários meses de antecedência.

- leia mais sobre o assunto: existem vários livros (e blogs/sites!) que tratam do assunto. Procure se informar. Converse com outras mães que passaram pelo mesmo problema.

- coloque-o para participar de atividades em grupo com outras crianças da mesma idade: pode ser alguma brincadeira ou prática esportiva, ou até mesmo deixar a criança ficar algumas horas por dia em alguma creche próxima, para que tenha contato com pessoas diferentes. O importante é eles entenderem que você sempre estará de volta, e que não estão sendo abandonados.

- não hesite: não importa o quanto você odeie deixar seu filho chorando na escola, isto é necessário. Se você hesita, fica espreitando pelas janelas ou para constantemente para ver o seu filho, está dando a ele um sinal de que existe realmente algo com o que se preocupar.

- leve-o para visitar a sala de aula antes do início das atividades: com isso seu filho verá pessoalmente o que realmente significa 'ir para a escola'. Lembre-se, eles nunca passaram por isso, então para eles o prédio de tijolos com quadro-negro e brinquedos nada mais é que um lugar totalmente estranho. Apresente-o ao seu futuro professor, dê uma voltinha pelo parquinho e mostre a ele como as outras crianças estão se divertindo.

Primeiro dia na escola- seja paciente: pode até parecer que eles estejam sendo irracionais ou exagerando, mas não devem ser punidos por seus sentimentos. Mantenha a calma! Chegará o dia em que ele desejará que houvesse aula aos domingos.

- se for chorar, chore às escondidas: pode ser difícil colocar seu filho para encarar todas essas 'adversidades', mas faz parte da vida, e é mais um passo rumo a uma vida adulta saudável. Aceite que seu filho está crescendo, e que a partir de agora uma parte desse crescimento acontecerá longe de você. Mas lembre-se: todos nós passamos por isso, e seu filho também conseguirá!

A maioria das crianças (não todas) irá parar de chorar, especialmente quando estiver no meio de uma sala cheia de coleguinhas e um adulto compassivo. Os professores geralmente reconhecem e ignoram os sentimentos de medo, enfatizando as atividades divertidas. Isso incentiva seu filho a juntar-se às outras crianças, mostrando a ele que não é através do choro e agitação que vão conseguir o que querem.

Para as crianças que choram por mais de dois meses, pode ser necessário adiar a escolinha para o próximo ano. Matriculá-los quando ainda não estão emocionalmente prontos pode lhes causar uma grande dose de estresse e ansiedade.


Pediatria BrasilGostou desta postagem?

Não deixe de:

- Assinar o feed do Pediatria Brasil gratuitamente;

- Receber as atualizações em seu e-mail;

- Conhecer o Mapa do Blog;

- Clicar em Tweet para twittar esta postagem.

Pediatria Brasil - Anúncios

Visite o Pediatria Brasil. Informação de qualidade pra quem ama criança.

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário