quinta-feira, 3 de março de 2011

Dez passos para uma alimentação saudável - Passo 4

Dez passos para uma alimentação saudável - Passo 4: "

A alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horários,

respeitando-se sempre a vontade da criança

Dez passos para uma alimentação saudável - Passo 4Crianças amamentadas no peito em livre demanda desenvolvem muito cedo a capacidade de autocontrole sobre a ingestão de alimentos, aprendendo a distinguir as sensações de saciedade após as refeições e de fome após o jejum (período sem oferta de alimentos).

Esquemas rígidos de alimentação interferem nesse processo de auto controle pela criança. Este aprendizado precoce é fundamental na formação das diferenças nos estilos de controle de ingestão de alimentos nos primeiros anos de vida.

O tamanho da refeição está relacionado positivamente com os intervalos entre as refeições (grandes refeições estão associadas a longos intervalos e vice-versa).

Choro nem sempre é sinal de fomeÉ importante que as mães desenvolvam a sensibilidade para distinguir o desconforto do bebê por fome de outros tipos de desconforto (sono, frio, calor, fraldas molhadas ou sujas, dor, necessidade de carinho), para que elas não insistam em oferecer alimentos à criança quando esta não tem fome.

Sugere-se, sem esquema rígido de horário, que, para as crianças em aleitamento materno, sejam oferecidas três refeições complementares, uma no período da manhã, uma no horário do almoço e outra no final da tarde ou no início da noite.

Para as crianças já desmamadas, devem ser oferecidas três refeições mais dois lanches, assim distribuídos: no período da manhã (desjejum), meio da manhã (lanche), almoço, meio da tarde (segundo lanche), final da tarde ou início da noite (jantar).

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria / Ministério da Saúde / OPAS / OMS

Comentários

Você que está seguindo o passo-a-passo já deve ter percebido que para uma criança comer bem quando for mais velha, deve comer bem desde pequenininha. Não há como querer que seu filho de cinco anos coma montanhas de verduras, legumes e frutas se o processo de aprendizado está errado desde quando ele era um lactente.

Portanto, pense duas vezes antes de se render aos apelos da indústria e da televisão. Muitas das coisas que oferecemos aos nossos filhos é totalmente dispensável.

Outra coisa: nem sempre que o bebê chora é por fome! Precisamos perder essa mania com urgência. Chorou? Mamadeira que é fome! Por favor, minha gente. O choro pode ter inúmeras causas, e fome não está entre as principais.

E só para relembrar: o aleitamento materno continua! É recomendado que o mesmo seja mantido até dois anos de idade ou mais!

Outros passos para uma alimentação saudável

- Passo 1 - Passo 2 - Passo 3 - Passo 5 - Passo 6 - Passo 7 - Passo 8 - Passo 9 - Passo 10 -


Pediatria BrasilGostou desta postagem?

Não deixe de:

- Assinar o feed do Pediatria Brasil gratuitamente;

- Receber as atualizações em seu e-mail;

- Conhecer o Mapa do Blog;

- Clicar em Tweet para twittar esta postagem.

Pediatria Brasil - Anúncios

Visite o Pediatria Brasil. Informação de qualidade pra quem ama criança.

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário