sábado, 26 de março de 2011

Reflexões sobre o Ser: The Logical Song

Reflexões sobre o Ser: The Logical Song: "


Espelho, espelho meu...

Quando eu era jovem,
Parecia que a vida era tão maravilhosa,
Um milagre, oh ela era tão bonita, mágica.
E todos os pássaros nas árvores,
Eles cantavam tão felizes,
Alegres, brincalhões, me olhando.
Mas aí eles me mandaram embora,
Para me ensinar a ser sensato,
Lógico, responsável, prático.
E me mostraram um mundo
Onde eu poderia ser dependente,
Doente, intelectual, cínico.

Tem vezes, quando todo mundo dorme,
As questões correm profundas demais
Para um homem tão simples.
Por favor, me diga o que aprendemos
Eu sei que soa absurdo,
Mas por favor me diga quem eu sou.

Eu digo:
Agora cuidado com o que você diz,
Ou eles estarão te chamando de radical,
Liberal, fanático, criminoso
Você não vai assinar seu nome,
Gostaríamos de sentir que você é
Aceitável, respeitável, aprensentável, um vegetal!

À noite, quando todo mundo dorme,
As questões correm tão profundas
Para um homem tão simples.
Por favor, me diga o que aprendemos
Eu sei que soa absurdo, Mas por favor me diga quem eu sou.
Quem eu sou...

The Logical Song - Supertramp (Traduzida)

Espelho, espelho meu, ajuda a revelar quem sou eu... Dúvida atroz ou terra de certezas cercada de incertezas por todos os lados? A busca dos elementos que nos garantam a identificação de nosso próprio ser é uma interminável jornada que só se encerra quando perecemos. Mesmo entre aqueles que se sentem totalmente a vontade quando falam de si mesmos ou até entre as pessoas que demonstram firmeza quando se descrevem há dúvidas, persistem lacunas ainda não preenchidas, perseveram algumas incertezas...

Será que somos quem gostaríamos de ser? Será que somos cínicos, dependentes, doentes e pretensamente intelectuais? O que realmente gostaríamos de ser? Já parou para pensar nisso, ou não há tempo disponível para se dedicar a você mesmo em sua vida?

A falta de tempo não é um indício de que você não está vivendo do jeito que gostaria, sendo quem pretendeu ou sonhou?

Sabe aquelas propagandas que mostram as pessoas andando calmamente pela praia, com a família, sem qualquer stress ou preocupação? Será que aquilo é só ilusão ou você pode realizar tal sonho?

Não estou dizendo que você deva ser inconsequente e abandonar tudo aquilo que já concebeu em sua vida. Há algo de bom em se pensar de forma lógica, sensata, prática e responsável. Não podemos apenas fazer com que isso se torne a tônica, o único caminho e, o pior, uma viagem de ida sem bilhete de volta...

Não podemos deixar de ver os pássaros nas árvores, cantando, alegres. Temos que manter o espírito jovial, olhando para a vida com encantamento, com prazer e satisfação. Estar vivo é um milagre. Abrir os olhos e o coração é que nos fazem verdadeiramente humanos.

Ao não perceber a beleza do mundo que nos rodeia estamos sendo radicais, fanáticos, criminosos somente para que possamos ser aceitos, respeitáveis e apresentáveis enquanto vegetamos e demonstramos nosso imobilismo, falta de criatividade, ausência de princípios e de atitude...

The Logical Song contesta a derrota dos seres impávidos, entregues, pasmos e acríticos; em sua letra aprendemos que a resposta para a pergunta mais importante, aquela em que buscamos definir nossa identidade começa necessariamente com a simplicidade, o respeito as nossas particularidades e a busca da felicidade...

Por João Luís de Almeida Machado
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário