terça-feira, 12 de abril de 2011

Ação terapêutica da meditação na dor

Ação terapêutica da meditação na dor: "Pesquisadores da escola de Medicina da Universidade Wake Forest Novo procuraram através de um estudo correlacionar meditação com ação terapêutica no controle da dor.

O estudo apesar de não ter contado com um grande número de participantes, teve uma conclusão interessante e que merece investigação.

Participaram do estudo 18 jovens, assintomáticos, sem qualquer problema de saúde e sem experiência com técnicas de meditação. Os mesmos receberam 4 sessões de treinamento em meditação (duração de 20 minutos cada).

Eles aprenderam uma técnica na qual o indivíduo deve prestar atenção no seu padrão respiratório, levando o foco da sua mente para o fôlego sempre que tiver pensamentos que podem distraí-la da prática. A atividade cerebral dos jovens foi medida antes e após o treinamento com ressonâncias magnéticas.

Durante os exames, um aparelho que liberava 120 graus de calor entre intervalos de 12 segundos durante 5 minutos foi preso aos tornozelos dos participantes. Essa temperatura causa dor à maioria das pessoas.

Após o treinamento, a maioria dos indivíduos conseguiu meditar durante o exame, controlando seus pensamentos e bloqueando o barulho da máquina de ressonância. Com a meditação, a intensidade da dor foi reduzida em 40%. O desconforto causado pela dor diminuiu 57%.

Os pesquisadores concluiram que a meditação pode auxiliar no controle da dor, mesmo que a pessoa tenha pouco treinamento.

A meditação vem sendo usada há muito tempo como uma forma de controlar a dor crônica, mas nesses casos os pacientes normalmente são mais instruídos na prática. Os cientistas não sabem dizer se períodos curtos de treinamento poderiam ser efetivos em casos em que a dor é constante. Eles acreditam que a meditação como abordada pela pesquisa pode ajudar pessoas a lidarem com a dor de pós-operatórios e outras situações de dor intensa, porém passageira
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário