terça-feira, 12 de abril de 2011

Entrevista da semana: @cris_guimaraes

Entrevista da semana: @cris_guimaraes: "

“Ler também é brincadeira de criança! Cristiane com seus filhos, Daniel e Pedro Henrique, 10 e 8 anos.”

Começaremos hoje uma série de entrevistas com as mães que estão presentes no blog Pequenos Leitores, mostrando parte da sua rotina de leitura em família e sua opinião sobre o universo literário infantil. Nossa entrevistada é Cristiane Guimarães, 37 anos, mãe de três filhos: Daniel, 10 anos, Pedro Henrique, 8 anos e Luís Felipe, 1 ano e 6 meses). Atua em produção de conteúdo impresso e digital e produção gráfica.Ela está no Twitter como @cris_guimaraes.

Na internet podemos encontrar dicas de livros para cada idade. Mas como identificar o que é melhor para uma criança específica?
Baseada na minha experiência com meus filhos, vejo pela sua maturidade com os assuntos e pelo seus interesses, além de valores que quero passar para eles de forma mais lúdica.


Quais os melhores autores de livros infantis hoje em dia? Por quê?
Citando para hoje e sempre, pois falam a linguagem dos pequenos, acrescentando às suas vidinhas emoção, rico vocabulário e muita imaginação: Ruth Rocha, Monteiro Lobato, Pedro Bandeira, Pedro Bloch, Ana Maria Machado e mais recentes, como Marina Colasanti, Tatiana Belinky, Marcos Maffei e Lua Luft, que já era ótima para adultos e falou diretamente às crianças com toda sua maestria.

Se uma criança não gosta de ler (ou não está acostumada), como introduzir o mundo dos livros na vida dela?
Lendo para ela! De forma divertida e dando emoção à história. Desperta a curiosidade e o interesse pela leitura vem junto.

E como desviar a atenção dela para a leitura em mundo onde tantas outras coisas são feitas para chamar sua atenção?
Mostrando sempre que ler pode ser tão divertido quanto outras atividades, sem colocar como obrigação ou como algo que será importante no futuro. A criança tem que se interessar agora, tem que achar bom, tem que ter prazer em ler, para desligar a tv e pegar um livro, por exemplo.

Como encontrar o limite de idade para cada criança?
Por exemplo, este livro é para uma criança até três anos ou este é para adolescentes etc. Sempre existe a indicação de idade, mas a maturidade da criança é que vai dizer o que ela está preparada para ler.

Pela sua experiência, na hora de escolher temas para os livros infantis, o que é melhor? Buscar entre as matérias escolares, perguntar diretamente para a criança, buscar conselhos de educadores...?
Procurar sempre estar atenta às dicas, que podem vir de diversas fontes, de professores, de listas de indicações de melhores livros e até da própria criança, se ela tiver o hábito de pesquisar em livrarias ou pela internet por livros de seu interesse.

O que tem na sua rotina de leitura em família que você gosta muito e recomenda?
Gostamos de ler trechos de livros à noite, antes de dormir, além de comentar o que estamos lendo em nossas conversas, seja no jantar ou no café da manhã de final de semana, quando temos mais calma para conversar.
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário