sábado, 2 de abril de 2011

A cultura dos telhados verdes precisa começar na escola

A cultura dos telhados verdes precisa começar na escola: "

Falar, ou escrever sobre sustentabilidade não é tão difícil, reunimos uma quantidade de informação através de uma ampla pesquisa e podemos conhecer pelo menos o básico do tema. Entender do assunto como especialistas é outro passo, onde é preciso muita dedicação e estudo. Mas a questão principal que levanto aqui é que para aprender qualquer coisa é preciso ler para poder aprender, ser guiado para ser educado e é aqui que surge o papel da Escola, aquela do seu filho pequeno ou pré-adolescente bem curioso e com a mente aberta para novas idéias e projetos interessantes que incentivem sua criatividade e vontade de aprender.


MEC's green roof among others




Nas Escolas é que os telhados verdes deveriam aparecer de forma natural, fazendo parte do cronograma e do projeto educativo como uma ação ampla, duradoura, com várias etapas do processo que possam fazer os alunos despertarem seu interesse por algo tão genial (e simples) como um telhado verde.



Além de serem educados na conservação e reaproveitamento de água e espaço os estudantes podem estudar o desenvolvimento de plantas, pequenos animais que vivem nesses locais e sobre hortaliças em pequenas hortas cultivadas sem o uso de agrotóxicos.


Com criatividade a escola pode desenvolver diversos projetos educativos paralelos em várias áreas de conhecimento. Para construir um telhado verde é preciso calcular a área que será usada, medir e calcular a estrutura e o peso que ela terá que suportar e isso é Matemática. Pesquisas, relatórios e redações feitas por alunos estão na disciplina de Português, Interpretação de Texto. Biologia, física e química também aparecem.


Victoria BC Marriott Green Roof




E por que em uma escola? Sabemos que o discurso, a teoria, é mais simples que a prática e isso porque quando colocamos um telhado verde (ou qualquer outra plano sustentável em ação) para funcionar surgem os problemas, as dificuldades e é com isso que aprendemos mais, é tentando resolver esses percalços que conseguimos avançar e conhecer ainda mais. Isso é educação.


Reportagem sobre o uso de material reciclado e a construção de telhados verdes mostrando o material usado e a montagem.



Em Nova York, a antiga escola The Calhoun School que educa crianças e adolescentes desde 1896 possui em seu prédio um telhado verde criado em 2005. Os alunos se envolvem nos cuidados e no cultivo. Veja mais aqui, é bem interessante o projeto.


Na Nova Zelândia outro projeto. Não encontrei muitos projetos no Brasil, aliás quase nenhum bem documentado. Se você sabe de algum projeto educacional nesse sentido, por favor, deixe um link aqui nos comentários que nós divulgamos aqui.


renew




Fotos:


Creative Commons License photo credit: 416style


Creative Commons License photo credit: pnwra


Creative Commons License photo credit: debaird™



Este feed/artigo pertence ao EspaçoDecorado.com.

( dp9Kl85mNhgfR4559ERwXz456)
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário