quinta-feira, 7 de abril de 2011

Os Direitos das Crianças na tragédia de #Realengo #filhosdobrasil

Os Direitos das Crianças na tragédia de #Realengo #filhosdobrasil: "

“Toda criança tem de ser bem protegida, contra os rigores do tempo, contra os rigores da vida”.


“Não apenas aqueles que a lei assegura, mas também os que só muita liberdade, brincadeira e alegria podem garantir: direito a correr na beira do mar, a ver uma estrela cadente, filme que tenha robô, ganhar um lindo presente, ouvir histórias do avô”.


Ruth Rocha, escritora


***


Meu minuto de silêncio, gesto isolado, mas honesto


Eu me coloco no lugar dessas mães e fica impossível não sentir doer o coração


Não voltar os olhos à Deus e perguntar a razão


***



Num dia como o de hoje, que ficará marcado pra sempre na história da cidade do Rio de Janeiro e que, assim como em outras localidades do mundo, será referenciado como uma negativa à violência gratuita praticada por jovens da sociedade contemporânea, acho que devemos repensar os Direitos das nossas Crianças.


Eu me valho deste título da mestre literária Ruth Rocha assim como de obra do encantador Toquinho, o cantor de todas as crianças, para reforçar que os direitos dos nossos filhos, dos #filhosdobrasil e de qualquer outro país existem, merecem respeito, serem lembrados e principalmente, praticados.



Todas as crianças têm direito a um nome, a uma casa, a comida e estudo. Principalmente, elas tem direito ao amor e proteção. E muito mais, nas palavras da querida autora: “elas também têm direito a ouvir histórias, andar na chuva e brincar de adivinhação, afinal, a infância é o tempo em que começamos a perceber o tamanho do mundo e descobrir quem somos”. Inspirada nas idéias de Igualdade Universal, nas brincadeiras e emoções que só as crianças conhecem, Ruth Rocha escreveu um livro de poesia sobre aquilo que não pode faltar durante a infância.


Meu lamento é saber, hoje, que vidas de 12 crianças, jovens estudantes a princípio de bem como fora um dia seu algoz, com um futuro desconhecido mas recheado de sonhos, perderam-se no encontro surpresa com a ira, descontentamento, revolta, premeditação e vazio de sentimentos nobres ou amáveis dum rapaz qualquer…



Canções de Todas as Crianças é um trabalho artístico politicamente correto que cumpre papel social de informação, conscientização e humanidade. Com música de Toquinho e Elifas Andreato, o cd apresenta os princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança.



  • Eglantyne Jebb, uma senhora inglesa que, depois da primeira guerra mundial, dedicou a sua vida à infância da Europa foi quem escreveu a primeira declaração sobre os direitos das crianças.

  • Em 17 de maio de 1923 a União Internacional de Proteção à Infância, fundada por ela, adotou os cinco princípios da “Declaração de Genebra” e;

  • Em 28 de fevereiro de 1924 ela foi apresentada à imprensa suíça no Museu de Arte e História de Genebra, com seu texto original, traduzido para todos os idiomas do mundo.

  • Em 1948, logo depois da Segunda Guerra, a “Declaração de Genebra” foi modificada com dois novos parágrafos: um, contra a discriminação de raça, nacionalidade e religião e, um outro, pela integridade da família e direitos sociais da criança.

  • Em 20 de novembro de 1959, a Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou os 10 princípios da “Declaração Universal dos Direitos da Criança”, mas até hoje, eles são desconhecidos pela maioria dos povos do mundo.


***


Espero eu, que, a partir das cenas da tragédia de #Realengo para figurarem entre os crimes hediondos praticados por jovens em escolas ao redor do globo (nitidamente semelhante à Columbine, EUA) fique a lição do quanto podemos estar – sociedade civil organizada, pais e educadores – falhando em relação a educação, valores e cuidados junto a nossos filhos.


Quais são as origens de tamanha barbárie nestes casos? A falta dos pais e responsáveis, a “simples e justificável” coerência do indivíduo portador duma psicopatia, a aceitação dos reflexos de desamor, indiferença ou #bullying que possam ter tornado este delinquente em quem conhecemos hoje?! Pra mim, antes de tudo, houve alguém que o gerou e abandonou à sorte ou azar. E neste caso, azar foi a das dezenas de estudantes falecidos, feridos, testemunhas e familiares vítimas do crime que nos abalou nesta quinta-feira, 07 de abril de 2011.



Share

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário