quarta-feira, 6 de abril de 2011

Prefeitura celebra o Dia Mundial da Atividade Física



Academias Cariocas da Saúde promovem eventos para estimular a prática regular de exercícios

06/04/2011

As Academias Cariocas da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil promovem ações em várias regiões da cidade para marcar o Dia Mundial da Atividade Física, celebrado hoje, dia 6 de abril. Todas as ações serão desenvolvidas inserindo a importância da prática regular de atividade física no cotidiano para a promoção da saúde, prevenção de doenças e da melhoria da qualidade de vida da população.

Na Zona Oeste as atividades acontecerão na área de Campo Grande e Guaratiba, onde cada Academia Carioca fará uma caminhada, seguida de aula de ginástica aberta à população. Em Santa Cruz, acontecerão atividades voltadas para promoção da saúde e aula de ginástica na praça do bairro. Na região de Bangu, haverá gincana e caminhada coletiva. As academias cariocas da saúde da Barra da Tijuca realizarão mini-circuitos de exercícios físicos intercalados com atividades lúdicas.

Na região de Anchieta, as academias cariocas promoverão diversas atividades de promoção da saúde e gincana em parceria com as escolas da área. Na Penha, no Alemão e na Maré acontecerão atividades coletivas entre as três academias cariocas da área. Em Del Castilho, haverá caminhada nos arredores da unidade na quinta-feira, dia 7 de abril. Na Zona Sul, haverá caminhada na orla de Copacabana.

A Academia Carioca da Saúde já está presente em 23 unidades básicas de saúde na cidade, beneficiando cerca de 4 mil pessoas. O projeto busca melhorar a qualidade de vida da população e prevenir doenças e suas complicações, principalmente hipertensão e diabetes. Possibilita a ampliação do vínculo entre a unidade e a comunidade, dissociando-a de um espaço limitado apenas para tratamento de doenças.

A prática de atividades físicas traz vários resultados positivos como a redução do nível de pressão arterial de pacientes hipertensos; redução do nível de glicemia de diabéticos; estabilização do quadro e redução do uso de medicamentos. Também possibilita melhorar a auto-estima; a autonomia de idosos; a qualidade do sono; as condições de saúde em geral e o bem estar da população.

As academias são equipadas com dez aparelhos, que visam à melhoria da capacidade muscular e aeróbia de seus usuários. Os exercícios são de fácil execução e podem ser praticados por diferentes faixas etárias e por grupos especiais, como hipertensos e diabéticos. Os participantes são pacientes em tratamento nas unidades de saúde, encaminhados pelos médicos, supervisionados por um professor de educação física e um auxiliar de enfermagem que ajudam na reabilitação e aprimoramento das condições físicas. O projeto é uma parceria com a Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário