Parabéns pelo belo trabalho.
2ª etapa da Trilha Educativa "Sociedade e Ciências Sociais e Naturais": "
Nos dias 19 e 20 de abril, os alunos do 3° ano da Escola Municipal Jornalista Brita Broca caminharam mais uns passos pela Trilha Educativa “Sociedade, Ciências Sociais e Naturais”.
Dessa vez, a professora Marlene de Azevedo deu uma brilhante aula de ciências Naturais ao ar livre. Percorremos uma longa trilha pelo rio da comunidade da Formiga, onde pudemos observar, refletir e aprender ao vivo e a cores conteúdos abordados dentro da sala de aula. Nesta aula, onde os alunos sairam da escola e olharam à comunidade em que vivem sob o olhar científico, ampliando naturalmente o prazer de aprender.
O roteiro de observação elaborado por Marlene teve como foco as espécies de plantas, os animais, o lixo, o desmatamento e a reflexões do que pode ser feito para melhorar a realidade encontrada. O lixo encontrado ganhou um destaque maior devido ao grande acumulo espalhado no rio. ]
Para caminhar conosco nessa Trilha Educativa, tivemos a participação da Agente Comunitária de Saúde, Nancy, que é uma liderança comunitária e está a frente dos mutirões de limpeza pela comunidade. Ela é uma das organizadoras do movimento Lixo no Lixo por uma Formiga Linda e Limpa. Sua presença foi de enorme contribuição, pois ela nos contou suas experiências e pode dar varias lições de educação ambiental que só o saber local pode contribuir.
Nancy ainda explicou que o lixo atrai roedores e que quando chove a água da chuva pode ocasionar doenças como leptospirose. 'A transmissão desta doença se dá pelo contato com a água de enchente e lixo contaminados com a bactéria. Os ratos atraem cobras que já picaram moradores da Formiga', afirmou. Ela, a todo momento, ressatava a importância das crianças conscientizarem os pais a participarem dos mutirões de limpeza.
Contamos também com o nossos parceiros Daniel e a Marly do Programa Água Para Todos-CEDAE. Daniel, por ser biólogo, pode com seu conhecimento especifico dar o seu apoio a aula da professora Marlene. Marly, moradora local, e mãe de uma das alunas que participaram da trilha educativa, ajudou bastante com seu conhecimento na organização da trilha.
A professora Malene apontou a queimada de lixo como um dos problemas, pois alem matar o solo é um perigo de vida para toda a população da Fomiga e para os seres vivos da mata!
Nesta etapa da trilha Educativa pudemos trabalhar diversos conteúdos curriculares, tais como:
- Saúde, quando abordamos as doenças relacionadas ao lixo;
-Noções iniciais de Ecologia, identificação de nichos ecológicos; espécies de plantas;
-Cuidados humanos com as condições de vida em seu planeta-casa, - Reconhecimento os agentes poluidores do meio ambiente, relacionando-os às ações humanas de jogar o lixo nos rios;
- Cadeias/ teias - Através do reconhecimento da interação entre os seres nas teias alimentares. Exemplo, a cobra é o predador do rato.
"
Nenhum comentário:
Postar um comentário