quarta-feira, 25 de maio de 2011

Capacitação de moradores de comunidades pacificadas do #Rio por Nestlé

http://blogdati.com/
Capacitação de moradores de comunidades pacificadas do #Rio por Nestlé: "

E porque toda boa iniciativa merece crédito, vamos lá… divulgando nota sobre uma das gigantes do ramo alimentício.


Por meio de nota da assessoria da Nestlé Brasil, tomei conhecimento dum projeto em parceria com Governo do Estado do Rio de Janeiro que visa beneficiar cidadãos que vivem em comunidades pacificadas da capital fluminense, entre eles vendedores autônomos e microempreendedores, através de programas de qualificação profissional.



O projeto é uma parceria firmada especificamente entre a Fundação Nestlé Brasil, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos – SEASDH e a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro – Codin, ou seja, tem respaldo institucional, técnico e financeiro o suficiente para garantir sua execução plena.


“O projeto piloto será implantado na Cidade de Deus, bairro que fica próximo à fábrica de sorvetes da Nestlé, em Jacarepaguá, e seguirá posteriormente para outras regiões com UPPs já instaladas”.


Ao encontro das metas de valorização e conceitos de Criação de Valor Compartilhado estabelecidos pela empresa Nestlé, plataforma mundial de responsabilidade social da marca, o projeto visa aliar o desenvolvimento sustentável do negócio à geração de valor para as comunidades onde a empresa está presente.


Sobre o projeto.


Pela parceria, a Fundação levará para as comunidades pacificadas programas de capacitação na área de empreendedorismo. Adicionalmente, a Nestlé apresentará projetos de sucesso como o Nestlé Até Você, sistema de vendas porta a porta da companhia e o trabalho realizado com sorveteiros autônomos. A qualificação profissional, realizada em espaços organizados pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, vai beneficiar vendedores autônomos e microempreendedores das regiões atendidas.



O Nestlé Até Você atualmente conta com mais de 8,2 mil revendedores e 270 microdistribuidores, distribuídos em 19 Estados do País. Iniciado em 2006 na cidade de São Paulo, o sistema funciona com microdistribuidores em bairros periféricos que recrutam mulheres das próprias comunidades para trabalhar com a venda de produtos Nestlé. Com a atividade, as revendedoras obtêm renda complementar ao orçamento familiar, tornando-se, em alguns casos, a principal fonte de recursos para a família.



A Nestlé Sorvetes trabalha hoje com aproximadamente 3,7 mil vendedores autônomos em todo o Brasil, proporcionando oportunidades de complementação da renda e inclusão social para milhares de famílias. Além do treinamento para os sorveteiros, a empresa também orienta os micro-distribuidores na gestão do negócio, colaborando para o desenvolvimento dos empreendimentos locais.


Me parece bastante atraente a idéia de uma grande marca oferecer a contra-partida comercial (de muitos lucros) dando oportunidade a quem mais conhece as necessidades de uma casa e de seus filhos, a mulher. Então, como chance para que mulheres de áreas carentes possam vir a ser arrimo de família ou parceiras na renda dos maridos (quando estes ainda estão no seio familiar), acho mais que bem vinda a parceria e torço pelo sucesso do projeto junto às comunidades cariocas.


Fundação Nestlé Brasil


A Nestlé, maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, considera que para o sucesso do negócio a longo prazo, tão importante quanto gerar valor para o acionista, é a geração de valor para a sociedade. Dentro desse modelo, as ações de Responsabilidade Social da Nestlé são focadas em três temas-foco: Nutrição, Água e Desenvolvimento Rural. Os programas de investimento sócio ambientais da Nestlé são gerenciados pela Fundação Nestlé Brasil, criada em 1980. A expressão deste compromisso são os três programas da Fundação Nestlé Brasil: o Nestlé Faz Bem Nutrir, que leva educação alimentar a crianças e adolescentes de baixa renda, o Nestlé Faz Bem Cuidar, voltado à educação ambiental com foco na preservação da água, e o Nestlé Faz Bem Saber, que atua levando desenvolvimento rural a regiões de baixa renda no País.



Share

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário