quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dúvidas dos leitores

http://g1.globo.com/platb/portugues

Dúvidas dos leitores: "

A VÍRGULA


Saída das profundezas do inferno, hoje, com vocês, a maldita: a vírgula.

Sem dúvida, o uso da vírgula é uma das nossas maiores desgraças. Pontuação é coisa séria. Um erro de pontuação é muito pior que um acento indicativo da crase mal usado, que uma preposição esquecida ou um hífen usado indevidamente.

Uma vírgula esquecida ou mal usada afeta o sentido da frase. A maldita pode mudar o sentido ou deixar a frase sem sentido. Observe a importância da vírgula no exemplo abaixo:

“Os técnicos foram à reunião acompanhados da secretária do diretor e de um coordenador.”

Sem vírgula, entendemos que os técnicos foram à reunião com mais duas pessoas: a secretária do diretor e um coordenador.

Se usarmos uma vírgula, mudaremos o sentido da frase:

“Os técnicos foram à reunião acompanhados da secretária, do diretor e de um coordenador.”

Agora, os técnicos foram à reunião com três pessoas: a secretária (que não deve ser a do diretor), o diretor e um coordenador. A presença do diretor na reunião é uma novidade. Vejam como a vírgula é poderosa: é capaz de fazer o diretor ir à reunião.

Muitos me perguntam: a vírgula, afinal, é ou não uma pausa?

Todos nós, quando fomos alfabetizados, aprendemos que a vírgula é uma pausa e que sua presença significa que devemos “dar uma paradinha” (para respirar, para tomar fôlego).

Até aqui, tudo bem. Espertinho é o adulto que deu outra interpretação: “eu só ponho vírgula quando respiro”.

Ora, se isso fosse verdade, seria uma desgraça. Imagine o cara que sofre de dispneia: seria uma vírgula atrás de outra. Ou, então, um mergulhador, com um fôlego extraordinário. Bem, nesse caso, seriam dez linhas sem uma vírgula sequer.

Estou exagerando, eu sei. Mas vamos aos fatos. Já deve ter acontecido com você. Veja se não é verdade. Você começa a escrever. Se chegar ao fim da segunda linha, ao início da terceira e, até ali, não aparecer nenhuma vírgula, cria-se uma angústia interior, uma coceira irresistível na mão, que você não resiste. Joga umas duas vírgulas para cima e que Deus ajude.

Bem, apesar das brincadeiras, a vírgula merece muito respeito. Ao estudarmos o uso da vírgula, o mais difícil está no fato de a maioria das regras não ser rígida. Não é um simples caso de certo ou errado: aqui a vírgula é proibida, ali é obrigatória.

Em muitos casos, o professor é obrigado a responder: “depende do sentido” ou “é facultativo” ou “pode usar, mas não é obrigatório” ou “depende do estilo” ou outras respostas que geralmente deixam o aluno insatisfeito, inseguro ou até irritado. É muito difícil ensinar o “depende”.

Vejamos alguns casos.

Todo aposto explicativo deve ficar entre vírgulas:

“O prefeito de Campos, Asdrúbal da Silva, rejeitou o projeto.”

Não esqueça que as vírgulas são obrigatórias sempre que o cargo for exclusivo.

As vírgulas não devem ser usadas se o cargo pode ser ocupado por mais de uma pessoa:

“O professor Asdrúbal da Silva rejeitou a minha idéia.”


Guarde a “dica”:

a) Entre vírgulas: cargo exclusivo de uma pessoa;

b) Sem vírgulas: cargo que pode ser ocupado por várias pessoas.


Observe os exemplos:

“O governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, declarou…”

“O atual técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, disse…

“O síndico do edifício assaltado, o aposentado Jarbas de Sousa, afirmou…”


“O governador Sérgio Cabral declarou…

“O ex-técnico da seleção brasileira Telê Santana disse…”

“O general da reserva Astolfo Antunes afirmou…”


DÚVIDA DO LEITOR


Em “Os empregados desta empresa QUE SE DEDICARAM MUITO AO TRABALHO deverão receber um abono salarial”, a oração em destaque deve ou não ficar entre vírgulas?


Se a ideia for restritiva ( = só aqueles que se dedicaram muito ao trabalho deverão receber um abono salarial), não devemos usar as vírgulas.

Se a ideia for explicativa ( = todos os empregados se dedicaram ao trabalho, por isso deverão receber um abono salarial), as vírgulas são obrigatórias.

Portanto:

a) ”Os empregados desta empresa que se dedicaram muito ao trabalho

deverão receber um abono salarial.” (oração subordinada adjetiva restritiva = somente os empregados que se dedicaram muito ao trabalho receberão um abono salarial);

b) ”Os empregados desta empresa, que se dedicaram muito ao trabalho,

deverão receber um abono salarial.” (oração subordinada adjetiva explicativa = todos os empregados se dedicaram ao trabalho e receberão um abono salarial).

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário