quinta-feira, 5 de maio de 2011

Inscrições abertas para formação de professores da educação básica

http://redecomunicadores.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=frontpage
Inscrições abertas para formação de professores da educação básica: "

16.483 vagas no Parfor(Brasília, 05/05/2011) - Até o dia 22 deste mês, professores de escolas públicas podem se inscrever para os cursos de licenciatura presenciais oferecidos pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Presencial). O principal objetivo do programa é garantir aos professores de escolas públicas uma formação acadêmica, exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e melhorar a qualidade da educação básica.


São oferecidas 16.483 vagas para docentes interessados em primeira licenciatura (professores sem formação superior); segunda licenciatura (professores em exercício na rede pública da educação básica há pelo menos três anos, em área distinta da sua formação inicial) e formação pedagógica para os docentes graduados, mas não licenciados e que dão aula em escola pública.


Professores de todos os estados podem se inscrever, com exceção do Acre e do Distrito Federal, que não assinaram acordo de cooperação técnica com o Ministério da Educação (MEC). Os cursos serão oferecidos por universidades federais, que deverão formar turmas com, no mínimo, 30 vagas. Em troca, o MEC oferece às instituições bolsas para os professores que vão ministrar os cursos, além de recurso para custeio.



O Parfor Presencial é uma ação organizada e financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para atender os objetivos da Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída pelo Decreto 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Atualmente, 36 mil professores de escolas públicas fazem cursos oferecidos pelo Parfor Presencial.



Segundo Isabel Lima Pessoa, coordenadora geral de programas de apoia à formação e capacitação do docente da Capes/MEC, a maior demanda é pelo curso de pedagogia e a maior carência de professores em formação está na rede municipal. As pré-inscrições devem ser feitas na Plataforma Freire, no endereço freire.mec.gov.br. Após a validação dos candidatados pelas secretarias estaduais e municipais de educação, os inscritos passam por processo seletivo (vestibular, prova ou sorteio na Plataforma Freire).


Ouça áudio com Isabel Lima Pessoa, coordenadora geral de programas de apoio à formação e capacitação docente da Capes/MEC explica o que é o Parfor.


[sonora – 2’28’’]

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário