terça-feira, 31 de maio de 2011

“PSE- ESCOLA MUNICIPAL CLÁUDIO - CMS DR.FLAVIO DO COUTO VIEIRA



A escola como detentora de uma grande parcela de responsabilidade, no que tange a formação dos estudantes, tem como um de seus pontos necessários, o de proporcionar informações e transformá-las em conhecimentos úteis para o dia a dia dos indivíduos, no que se refere aos cuidados sobre a saúde geral, incluindo nesse contexto também a saúde bucal.
A educação é o ponto essencial sobre a saúde bucal. É o processo de alcançar uma mudança no indivíduo quanto ao seu comportamento relativo à saúde. Isso implica em um trabalho de conscientização do mesmo quanto a sua importância, visando torná-lo motivado e receptivo a essas mudanças.
Nesse contexto, a equipe de saúde bucal do CMS Dr. Flavio do Couto Vieira, buscou inserir os professores nos temas apresentados às crianças, como alimentação saudável, escovação, cáries, câncer de boca e tabagismo.
Para tal, no dia 18 de maio de 2011, foi realizado uma capacitação para professores “Saber saúde – o câncer e seus fatores de risco”. Foi abordado temas como câncer de boca, malefícios do tabagismo, dentre outros temas.
Já para os alunos, foi realizado o levantamento epidemiológico em 447 alunos. Destes 131 necessitarão de TRA e 68 serão encaminhados.
A idéia é de fazer uma integração entre a saúde e a escola, para que as crianças possam crescer aprendendo a cuidar não só dos dentes como da própria higiene corporal.

Dentista: Mariângela Pin Lessa
ASB: Viviane Gusmão
Gerente: Mônica Chao

Nenhum comentário:

Postar um comentário