sexta-feira, 29 de julho de 2011

Operação Volta às Aulas: GM-Rio monta esquema especial de trânsito e reforço na Ronda Escolar



29/07/2011

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro inicia às 6h desta segunda-feira, dia 1º, a Operação Volta às Aulas. Além dos 300 guardas que diariamente monitoram os principais corredores viários da cidade, a GM-Rio colocará um reforço de 84 guardas, sendo 40 no trânsito e mais 44 GMs da Ronda Escolar. Os guardas estarão distribuídos em acessos a escolas públicas e particulares próximas a vias de grande movimento, orientando a travessia de alunos e observando alterações na rotina das unidades.

Para este segundo semestre, o Grupamento de Ronda Escolar recebeu também mais 118 guardas, o que equivale a um aumento de mais de 57 % do efetivo da ronda escolar. Com este aumento, os guardas poderão aperfeiçoar o trabalho de patrulhamento de rotina nas escolas da rede municipal de ensino, o atendimento de ocorrências, e ainda ampliar os projetos socioeducativos desenvolvidos pela GM-Rio, como aulas de judô e jiu-jitsu, o projeto de palestras e o lúdico.


TRÂNSITO - Na Volta às Aulas, a Coordenadoria de Trânsito da GM-Rio vem priorizando o patrulhamento durante o horário de saída e entrada dos alunos do turno da manhã e da tarde. Os principais corredores são: Rua São Clemente (via de acesso aos Colégios Corcovado, Santo Inácio e Britânico) e Rua Voluntários da Pátria (acesso ao Colégio Santa Rosa de Lima), em Botafogo; Rua das Laranjeiras (acesso ao Colégio Liessen), em Laranjeiras; Rua Marques de São Vicente (acesso aos Colégios Teresiano, Parque e Americano), na Gávea; Rua José Linhares (acesso ao Colégio Santo Agostinho), no Leblon; Rua Conde de Bonfim (acesso ao Colégio Batista), na Tijuca; Estrada da Barra (acesso aos Colégios Santa Mônica e Ph) e no Condomínio Novo Leblon (acesso às unidades Santo Agostinho e Albert Einstein), na Barra da Tijuca.

ORIENTAÇÕES BÁSICAS - O comandante da GM-Rio, coronel Henrique Lima Castro, esclarece que a multa é o último recurso. “Os agentes de trânsito só multam condutores que desobedecem a sinalização ou não atendem aos guardas. Cada um deve fazer a sua parte”, ressalta o comandante.

Abaixo algumas dicas para motoristas e outros responsáveis que vão deixar ou buscar alunos nas escolas:
1- Seguir a fila indiana;
2- Não fazer fila dupla;
3- Não parar em local indevido;
4- Não ocupar calçadas, dificultando a passagem de pedestres;
5- Fazer paradas rápidas;
6- Em caso de carros com apenas duas portas, deixar o banco do carona já abaixado para facilitar a entrada no veículo;
7- Combinar previamente um ponto de encontro para o embarque e desembarque, antes ou depois do portão da escola ou em ruas transversais;
8- Conferir se o transporte escolar é legalizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário