quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Cuidados com a voz - Dicas importantes para professores

http://educadoradevanguarda.blogspot.com/

Cuidados com a voz:

Vivemos em uma época que a preocupação com a saúde está cada vez mais presente na vida das pessoas (felizmente). Porém, alguns fatores importantes acabam sendo deixados de lado, como por exemplo a nossa voz.
Exercício para voz
A voz é um recurso de comunicação extremamente importante, e por isso, as pessoas devem tomar muito cuidado com as cordas vocais, para garantir uma voz perfeita. Para as pessoas que trabalham com o público, e utilizam muito sua voz, os cuidados com a voz devem ser redobrados.
A voz quando usada de forma errada pode causar vários problemas, como calos nas cordas vocais e até mesmo câncer. Até mesmo quem não utiliza a voz no trabalho pode correr riscos com o uso incorreto da voz, na maioria das vezes falando em uma tonalidade que força a voz, por isso, é importante consultar um fonoaudiólogo pelo menos de 3 em 3 anos.
o professor que precisa ter sua voz em boas condições para transmitir os conhecimentos necessários aos seus alunos. Porém com o passar dos anos principalmente nesta profissão tão admirado a voz acaba ficando mais fraca, já que o professor tem que gritar e falar todos os dias com seus alunos , muitas vezes é necessário falar muito alto para que todos da classe ouçam e devido a isso quem sofre são as cordas vocais do professor. Diversas outras coisas também podem acabar interferindo no momento que o professor está explicando a matéria como barulhos que os alunos fazem dentro da fala, barulhos que vem de fora, ruído, enfim diversas outras coisas, acabam interferindo na fala do professor, que já precisa falar alto para que todos possam ouvir e com isso terá que falar mais alto, ou seja, ele acaba falando alto demais muitas vezes sem ao menos perceber. Muitas vezes essa pessoas podem ter rouquidão da voz, alguma perda ou até mesmo falha na voz pode ocorrer quando há o uso indevido da mesma. E quando isso ocorre com os profissionais são necessários alguns cuidados que possam de certa forma ajudar e muito as cordas vocais e evitar que apareça este tipo de problema. Algumas dicas importantes de como evitar que a voz fique mais fraca ou até mesmo com falhas 

Dicas para cuidar da voz

Algumas dicas para cuidar da voz são: beber de 7 a 10 copos de água diariamente, para se manter hidratado. Evitar o uso de drogas inalatórias e injetáveis, pois as mesmas tem ação direta na voz e na laringe. Evitar alterações bruscas de temperatura no ar e também líquido. Seguindo essas dicas você estará garantindo a saúde de sua voz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário