sábado, 3 de setembro de 2011

Região Sul ganhará 33 unidades de ensino superior e profissional

http://redecomunicadores.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=frontpage
Região Sul ganhará 33 unidades de ensino superior e profissional:

Pecuária exige qualificação(Brasília, 02/09/2011) - Nos últimos oito anos, a política de expansão de educação superior e profissional implementada pelo governo federal levou à região Sul cinco novas universidades e seis institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Até 2014, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul receberão mais 33 câmpus de universidades e institutos. O Rio Grande do Sul, até 2003, contava com quatro universidades federais e oferecia 44.317 matrículas. De 2003 a 2010, foram criadas mais duas universidades, e o número de câmpus chegou a 32, com a oferta de oportunidade de formação superior a 70 mil jovens.
Para a formação profissional, o estado tinha 12 escolas técnicas em 2003. Nos últimos oitos anos, foram implantadas outras 12 e estão sendo criadas mais 16. Ao todo, serão 36 câmpus. As novas escolas permitirão que até 2014 o estado tenha 44 mil estudantes matriculados e formados em áreas importantes para a economia local, como agropecuária, eletromecânica, meio ambiente e informática.
Na primeira fase da expansão, o Paraná recebeu a universidade tecnológica federal (UTFPR), a partir da transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do estado. Mais recentemente, ganhou também a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Até 2003, o estado oferecia 32.695 matrículas em uma única universidade federal, com cinco câmpus, e em oito unidades de educação profissional. No primeiro processo da expansão, chegou a 2010 com 39 câmpus, que representaram 77.955 matrículas. Com a nova fase de expansão, abrirá 85.408 matrículas em 50 câmpus.
A rede catarinense, antes da expansão, contava com uma universidade federal e uma unidade de educação profissional e tecnológica. Desde 2003, foram instalados três câmpus da Universidade Federal de Santa Catarina e 16 da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Também foi criada a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com cinco câmpus, para atender municípios dos três estados do Sul. Em três anos, Santa Catarina chegará a 34 câmpus de institutos federais e 10 de universidades federais, com a oferta de 75 mil matrículas.


Ouça entrevista com o secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, sobre a expansão da rede federal na Região Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário