segunda-feira, 31 de outubro de 2011

AULA PASSEIO

Pessoal,Parabéns!!!
Que coisa mais linda.
http://gatinhosunidos.blogspot.com/
AULA PASSEIO:
Freneitcriou a aula passeio para atingir um objetivo maior do  passear, que é o despertar, nas crianças, deuma consciência de seu meio, incluindo os aspectos sociais, e de sua história.

A creche Municipal Sonia Maria, com os mesmos objetivos de Freneit e com a colaboração de nossos parceiros do Instituto C&A reafirma que a forma mais profunda de aprendizado é o envolvimento afetivo.

Creche MunicipalSônia Maria de Moraes Angel Jones

                       PROJETO ESPAÇO PRAZER


 “A leitura do mundo precede a leitura dapalavra”
                                             Paulo Freire

Justificativa

      Para que seja alcançado o propósito ODespertar Para Leitura utilizaremos a AULA PASSEIO para mesclar o prazer, ainvestigação e a observação como prática da aprendizagem das crianças.

Objetivos
·        Incentivar o gosto pela leitura.
·        Dar oportunidades às crianças para interagir,através da aula passeio, com os adultos envolvidos visando às práticas docompanheirismo e da disciplina.
·        Trabalhar a construção coletiva de histórias.
·        Enriquecer o imaginário infantil.
·        Democratizar o acesso as obras literárias.
·        Observar a paisagem e destacar ascaracterísticas do local no percurso até o Instituto C& A.
·        Registrar por meio de desenhos as informaçõesobtidas.

Ações e suas metodologias

Ações
Metodologias
Preparação
·         Confeccionar crachás para os alunos
·         Entregar aos responsáveis as
 autorizações .
·         Realizar reunião com os adultos  para distribuir as tarefas
·         Enviar o planejamento para os voluntários do Instituto C& A
Desenvolvimento
·         Pesquisar, antes, o percurso a ser seguido para poder analisar as características do local.
·         Organizar os “combinados”, com professor e alunos e acertar o horário, o que será observado, durante a aula passeio, os cuidados para atravessar ruas, normas sociais adequadas ao relacionamento com as pessoas, normas de segurança pessoal e do grupo.
·         No local visitado, o professor deverá orientar os alunos para observação e experimentação conforme o combinado.
·         Interagir com os adultos no Espaço Estação de  Leitura do Instituto C& A.
Registros






·         Tirar fotos e fazer filmagens de atividades para posterior retomada da aula passeio.
·         Registrar, ao chegar à creche, através de desenhos o que foi observado.
·         Construir, coletivamente, com os alunos uma história sobre a aula e registrar no blocão.
Avaliação





·         Dialogar com os alunos, na roda de conversa e avaliar o que foi aprendido.
·         Trocar impressões e idéias com os parceiros envolvidos para checar se os resultados correspondem ao esperado.
·         Analisar os registros para refletir sobre resultados.

Conclusão
    Com esta aula passeio queremos plantar asemente, do ler pelo prazer, para ser cultivada com a sedução e fazer surgir umtrabalho consciente da realidade que queremos: “Uma Cidade de Leitores”,principalmente através dos pequenos leitores.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Leide Diretrizes de Bases da Educação Nacional - LDB n º. 9394/96.Brasília: MEC/SEF/COEDI,1996.
RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação.Multieducação:Sala de Leitura.2ed.riode janeiro,2007(Série Temas em Debate)


FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA. Projetode Incentivo à Leitura. Disponível em: http://www.fvc.org.br/projetos_FVC/incentivo-leitura. Acesso em 17 de set .2011

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÂO-Portal Jovens e Crianças-Iniciativa Nota dez. http://multirio.rio.rj.gov.br/aluno Acesso em 16 de set.. .2011



























Nenhum comentário:

Postar um comentário