Que coisa mais linda.
http://gatinhosunidos.blogspot.com/
AULA PASSEIO:
Freneitcriou a aula passeio para atingir um objetivo maior do passear, que é o despertar, nas crianças, deuma consciência de seu meio, incluindo os aspectos sociais, e de sua história.
A creche Municipal Sonia Maria, com os mesmos objetivos de Freneit e com a colaboração de nossos parceiros do Instituto C&A reafirma que a forma mais profunda de aprendizado é o envolvimento afetivo.
Creche MunicipalSônia Maria de Moraes Angel Jones
PROJETO ESPAÇO PRAZER
“A leitura do mundo precede a leitura dapalavra”
Paulo Freire
Justificativa
Para que seja alcançado o propósito ODespertar Para Leitura utilizaremos a AULA PASSEIO para mesclar o prazer, ainvestigação e a observação como prática da aprendizagem das crianças.
Objetivos
· Incentivar o gosto pela leitura.
· Dar oportunidades às crianças para interagir,através da aula passeio, com os adultos envolvidos visando às práticas docompanheirismo e da disciplina.
· Trabalhar a construção coletiva de histórias.
· Enriquecer o imaginário infantil.
· Democratizar o acesso as obras literárias.
· Observar a paisagem e destacar ascaracterísticas do local no percurso até o Instituto C& A.
· Registrar por meio de desenhos as informaçõesobtidas.
Ações e suas metodologias
Ações | Metodologias |
Preparação | · Confeccionar crachás para os alunos · Entregar aos responsáveis as autorizações . · Realizar reunião com os adultos para distribuir as tarefas · Enviar o planejamento para os voluntários do Instituto C& A |
Desenvolvimento | · Pesquisar, antes, o percurso a ser seguido para poder analisar as características do local. · Organizar os “combinados”, com professor e alunos e acertar o horário, o que será observado, durante a aula passeio, os cuidados para atravessar ruas, normas sociais adequadas ao relacionamento com as pessoas, normas de segurança pessoal e do grupo. · No local visitado, o professor deverá orientar os alunos para observação e experimentação conforme o combinado. · Interagir com os adultos no Espaço Estação de Leitura do Instituto C& A. |
Registros | · Tirar fotos e fazer filmagens de atividades para posterior retomada da aula passeio. · Registrar, ao chegar à creche, através de desenhos o que foi observado. · Construir, coletivamente, com os alunos uma história sobre a aula e registrar no blocão. |
Avaliação | · Dialogar com os alunos, na roda de conversa e avaliar o que foi aprendido. · Trocar impressões e idéias com os parceiros envolvidos para checar se os resultados correspondem ao esperado. · Analisar os registros para refletir sobre resultados. |
Conclusão
Com esta aula passeio queremos plantar asemente, do ler pelo prazer, para ser cultivada com a sedução e fazer surgir umtrabalho consciente da realidade que queremos: “Uma Cidade de Leitores”,principalmente através dos pequenos leitores.
Referências Bibliográficas
BRASIL. Leide Diretrizes de Bases da Educação Nacional - LDB n º. 9394/96.Brasília: MEC/SEF/COEDI,1996.
RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação.Multieducação:Sala de Leitura.2ed.riode janeiro,2007(Série Temas em Debate)
FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA. Projetode Incentivo à Leitura. Disponível em: http://www.fvc.org.br/projetos_FVC/incentivo-leitura. Acesso em 17 de set .2011
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÂO-Portal Jovens e Crianças-Iniciativa Nota dez. http://multirio.rio.rj.gov.br/aluno Acesso em 16 de set.. .2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário