sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Guia prático para a educação no #Trânsito e reflexões #DirigeBonito #Crianças

http://blogdati.com/
Guia prático para a educação no #Trânsito e reflexões #DirigeBonito #Crianças:

Não são só sinais, placas, leis e multas que regem a vida no trânsito. “A socialização, a obediência às regras e a solidariedade. Tudo isso é necessário para viver em harmonia nas ruas e avenidas”, por Mariza Martins, coordenadora da Escola Pública de Trânsito do Detran-RS.



Lendo e acompanhando o blog vocês devem ter percebido que eu estou animada com a divulgação de uma campanha privada de valorização da mulher no trânsito - De Carona com Elas. Eu sou assim. Quando há um tema que me toca, que vai ao encontro dos meus valores e interesses sociais, sempre me dôo bastante e por isso tudo que tenho lido relacionado ao assunto estou compartilhando aqui no blog e nas redes sociais, no intuito de estimular a troca e o debate público.



Há dias, já queria ter transcrito aqui um guia prático com 10 noções básicas de educação no trânsito, com o detalhe de que são referências para mães e pais orientarem suas crianças em referência a circulação nas ruas, cuidados básicos e outras obervações pertinentes. Vira e mexe posto aqui reforçando a necessidade desta educação no trânsito e agora, novas ferramentas e dicas vem a calhar. (Leiam abaixo)


E como nem tudo são flores e os exemplos – e educação – são fundamentais para os bons cidadãos adultos que serão nossas crianças amanhã, vale reforçar a máxima de que boa conduta por detrás do volante depõe a favor ou contra os pais.  Não adianta homenagearmos os digníssimos barbeiros presentes no trânsito nosso de cada dia e esperar que as crianças – que tudo ouvem – ignorem as palavras feias ou expressões inadequadas. Policiar-se e medir gestos e palavras ao dirigir pode não só melhorar o seu dia como evitar longas e repetidas justificativas para as muitas perguntas ou embaraços oriundos das crianças.


Pensando nisso, vale ler a reportagem “os motoristas influenciam as crianças para bem e para mal” do jornal O Globo, de ontem, compartilhada pela professora e coordenadora pedagógica Melissa Machado (@mellmachado). Ela indica ações que podem ser aplicadas pela Escola na tentativa de colaborar com a educação que cabe aos pais e que é fundamental.


“É assim, brincando que as crianças tomam consciência de que os valores devem ser respeitados: o sinal vermelho, o limite de velocidade, a faixa de pedestre… a consequência deste trabalho de formiguinha é levar o conhecimento aos adultos. Por mais que a lição seja dura”, explica Melissa Machado.


E se depois de ler todas as referências e discutir o assunto com os seus, vocês ainda acharem que não pecamos, não erramos, mesmo quando estamos agindo como melhores pais e mães neste mundo árduo, mas feliz que é a maternidade, podem ler esse meu desabafo de 1 ano atrás. Vão entender do que estou falando…


As crianças realmente aprendem o que vivenciam.


Lembrem: hoje, ingênuos e desprotegidos, tudo é cor e graça. Amanhã, motoristas da vez com ou sem educação para o trânsito. E educar é papel dos pais, especialmente com consciência social, solidariedade e respeito à legislação, seja civil ou de trânsito.


 


GUIA PRÁTICO – 10 noções básicas de educação no trânsito para você mesma ensinar


1) Cada coisa em seu lugar: Ensine que a rua é o lugar dos carros e a calçada é onde devem ficar os pedestres.


2) Sinalização: As placas e semáforos são atrativos aos olhos das crianças. Explique o que significam através de uma linguagem simples, para que eles possam absorver.


3) Cinto de segurança: Apesar de ainda não serem condutores, os pequenos já fazem parte do trânsito e têm o seu papel. Explicar que é seu dever usar o cinto de segurança e trafegar dentro da cadeirinha ou da poltroninha é essencial para desenvolver a consciência de trânsito.


4) Comportamento no carro: Estar em um veículo não é sinônimo de estar em uma montanha russa. Hábitos como colocar mãos e braços para fora da janela devem ser repreendidos.


5) Lixo é no lixo: Especifique um local para destinar todo o lixo produzido dentro do carro. A consciência ambiental também faz parte do trânsito. Atenção aos pais fumantes: o hábito de jogar as guimbas pela janela é tão recorrente quanto prejudicial à consciência ambiental.


6) Respeito às leis de trânsito: O primeiro exemplo para os filhos é aquele que vem dos pais. Se o filho está acostumado a ver o pai desrespeitando a legislação, o motorista do futuro não dará a importância necessária às regras previstas.


7) Respeito às autoridades: Assim como as leis, as autoridades devem ser respeitadas perante os pequenos. Em caso de abordagem de alguma autoridade de trânsito, a conduta do pai será levada como exemplo para a conduta do filho no futuro.


8 ) O valor da autoescola: Introduzir os princípios básicos é uma tarefa que os pais devem auxiliar. No entanto, o ensino específico de direção deve ser feito pelas autoescolas. Tanto os pais quanto os filhos devem saber disso.


9) Responsabilidade: A ideia principal a ser passada é que o trânsito é um local de convívio social: cada um tem a sua responsabilidade sobre quem transporta e sobre os demais veículos no entorno.


10) Gentileza: O ambiente hostil do trânsito não deve ser refletido no comportamento. Desde cedo, os filhos precisam observar nos pais a capacidade de lidar bem com situações adversas no asfalto e a cordialidade nas disputas do espaço público das ruas.


 



Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário