sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Vacinação em dia: observe o calendário e a imunização da sua família

http://blogdati.com/
Vacinação em dia: observe o calendário e a imunização da sua família:

Há poucos dias atrás, munida dos documentos necessários para a rematrícula escolar, notei que em breve o filhote terá novas vacinas a fazer já que entre 4 e 6 anos são recomendadas doses complementares de algumas vacinas disponibilizadas pelo SUS – Sistema Único de Saúde e/ou pela rede particular de saúde, como a tríplice bacteriana e tríplice viral. Atenciosa como aliás devem ser todas as famílias, estou sempre com a carteira de vacinação em mãos e revendo os prazos, por isso, assim que li matéria sobre a questão, achei interessante compartilhar.


“Antigamente, falava-se muito na idade em que a vacina deveria ser tomada e muitas pessoas achavam que, se não fizessem a imunização naquele período, não poderiam mais fazê-la, o que não é verdade. Mesmo em casos em que a vacinação está atrasada, independentemente de quando a primeira dose foi aplicada, a pessoa vai dar continuidade ao tratamento e nunca reiniciá-lo”. 



Todas as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde estão disponíveis gratuitamente na rede pública, mas também há a opção de fazer a prevenção em clínicas particulares, onde alguns medicamentos apresentam diferenças. No caso de adultos com lacunas no calendário de vacinação, com a orientação correta é possível acelerar algumas doses e alcançar uma imunidade equilibrada, sem receio e sem retaliação, afinal muitos adultos de hoje não receberam corretamente as vacinas na infância mais por falta de acesso e informação do que por negligência dos responsáveis, então, não há porque se envergonhar. Saúde é prioridade e uma vacinação em dia pode e deve ser essencial entre as famílias brasileiras.


Acesse abaixo o calendário de vacinas do Ministério da Saúde, em referência às idades (bebês, crianças, adultos e idosos) e grupos sociais:



E saiba, neste segundo semestre de 2011, o Senado aprovou um Projeto de Lei que amplia o calendário básico de vacinação infantil. Três novas vacinas estarão disponíveis à população através  SUS, são elas: catapora, hepatite a e um tipo de bactéria causadora da pneumonia. Outras duas vacinas já haviam sido incluídas, neste ano de 2011, por decisão do Ministério da Saúde: meningocócica conjugada c e a pneumocócica conjugada valente. Segundo o ministério, as três novas vacinas já são aplicadas na rede pública para os chamados “casos especiais” e em pouco tempo se estenderão a todas as crianças.


As doenças pneumocócicas estão entre as que mais matam crianças no mundo, por isso elas devem ser prevenidas com e jamais negligenciadas.


No vídeo abaixo, um médico convidado pelo programa Mais Você, da Rede Globo, esclarece dúvidas sobre os tipos de vacina.


(vídeo de 06/10/2011)



 


E as viagens? Imunização para viajar


Algumas vacinas são recomendadas especialmente para pessoas que estão com viagens marcadas, como a que protege da febre amarela, doença endêmica em certas regiões do Brasil e do mundo.


Para viagens ao exterior, a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária informa as restrições sanitárias do país de destino e também faz recomendações de imunização, como é o caso da vacina contra o sarampo, que teve um surto na Europa neste ano, mas que não é exigência para os Estados Unidos, por exemplo. Acesse o link e confira as relações indicadas oficialmente.


“É preciso esquecer esse tabu que não se pode fazer mais de uma vacina no mesmo dia. Se apessoa vai viajar, vai estar exposta ao risco e deve fazer a vacina. O ideal é organizar o esquema vacinal com pelo menos 45 dias de antecedência”, explica Heloisa Giamberardino, coordenadora do Centro de Vacinas do Hospital Pequeno Príncipe, ouvida pela reportagem da Gazeta do Povo. O corpo humano demora até 20 dias para produzir os anticorpos e efetivamente proteger contra a doença, por isso é importante planejar o esquema de imunização para não adoecer.





Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário