quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Como estudar? (III)

http://www.vithais.com.br/
Como estudar? (III):


Adicione as suas estratégias de estudo também as orientações abaixo:


a) BUSQUE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES - A maioria dos alunos se acomoda com as informações trazidas em aula por seus professores. Busque mais dados. Vá além daquilo que é oferecido em aula. Peça aos professores indicações de leitura, sites, filmes, músicas e outros recursos que possam lhe ajudar a compreender melhor os conteúdos ensinados.


b) PESQUISANDO NA INTERNET - A Internet pode ser uma ótima ferramenta de estudos e pesquisa, mas é preciso utilizar com critério. Se for usar a web peça aos professores algumas sugestões de sites a serem visitados. Se pesquisar em buscadores, como o Google, não se atenha aos primeiros resultados, vá além deles, procurando outras páginas que podem ser melhores. Observe sempre quem é responsável pelos textos pesquisados. Textos de boa qualidade têm identificação de autoria e alguma instituição responsável, como uma universidade, órgão governamental, revista, jornal, ONG... A linguagem utilizada também é um bom critério para avaliar a qualidade dos materiais pesquisados. Busque sites que utilizam a língua dentro da norma culta da língua, cujos textos tenham coerência, lógica, bom vocabulário...


c) LEIA E PESQUISE EM JORNAIS E REVISTAS - Ler jornais e revistas regularmente mantêm o estudante atualizado e permitem que ele seja capaz de associar ideias e temas trabalhados em aula com os artigos por ele lidos. Estas matérias jornalísticas podem inclusive auxiliar na resolução de tarefas e trabalhos.


d) APRENDA COM OS FILMES - Os filmes e documentários são ótimos recursos para aprender. Seu uso, associado ao prazer e alegria que trazem ao usuário, é lúdico e bastante útil, em especial se levarmos em conta que a nova geração gosta muito de recursos audiovisuais. Por vezes os professores utilizam estes recursos em aula. Nestes casos é preciso assistir com atenção a detalhes, buscando informações recomendadas pelos professores, associando aos temas trabalhados em aula, realizando anotações sobre o que é mais importante. Outra alternativa é pedir recomendações de filmes aos professores ou pesquisar em sites especializados para descobrir produções que possam servir de referência e aprofundamento. Especial atenção a faixa etária indicada para cada filme. Não assista filmes que sejam inadequados para sua idade. Outra recomendação importante: Não utilize filmes piratas!.


Por João Luís de Almeida Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário