terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Quando a natação pode ser um problema?

http://www.pediatriabrasil.com.br/
Quando a natação pode ser um problema?:



 




Além da exposição ao cloro propriamente dita, a atividade física intensa da criança promove uma respiração mais rápida, não permitindo que o ar seja aquecido e filtrado pelo nariz. Este ar frio e seco pode desencadear a contração dos brônquios e levar ao chiado.

Para crianças com alergia respiratória, o exercício aquático desenvolve a coordenação motora, o controle respiratório e a sociabilidade, podendo atuar como atividade fisioterápica.

Porém, é essencial que seja em piscina com boa ventilação, com normas de higiene que sigam protocolos e métodos de desinfecção menos irritantes, promovendo um ambiente interno e externo salubre.

A cloração de piscinas também pode provocar irritação cutânea e coceira. O cloro em concentração exagerada funciona como irritante da pele. Os vapores do cloro flutuantes na superfície da água desencadeiam um ressecamento intenso.

Quando a natação pode ser um problema?

Crianças com dermatite atópica

Crianças com dermatite atópica (alergia na pele) apresentam distúrbios na barreira cutânea, com diminuição de gorduras estruturais. O cloro pode diminuir ainda mais esta gordura natural da pele. O xampu (que tem detergente) também retira a gorduras naturais que se formam nas glândulas sebáceas.

A utilização de cremes que contenham ceramidas e gorduras estruturais, e a diminuição na quantidade e periodicidade do uso de xampus minimizam os efeitos do cloro na pele.

Nesta situação específica da criança com alergia na pele, os banhos de imersão podem agravar o quadro. É importante perguntar quais os métodos utilizados pela instituição (clube, academia ou escola) para tratamento da água da piscina e verificar se eles estão dentro das normas preconizadas pela vigilância sanitária.

Fonte: Conversando com o Pediatra
Foto: Stock.xchng, DoortenJ
Última atualização: 15/01/2012.

Gostou desta postagem? Não deixe de:

Assinar o feed do Pediatria Brasil (serviço gratuito).

Receber as atualizações do site em seu e-mail (serviço gratuito).

Conhecer o Mapa do Blog (serviço gratuito).

• Clicar em Tweet para twittar esta postagem (serviço gratuito).





Pediatria Brasil - Anúncios

Visite o Pediatria Brasil. Informação de qualidade pra quem ama criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário