sexta-feira, 23 de março de 2012

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 24 a 30 de março

 http://elosdasaude.wordpress.com/

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 24 a 30 de março:
DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A TUBERCULOSE
Este sábado, dia 24 de março, é Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose. Nesta sexta-feira, 23, um ato público realizado na Cinelândia, de 9h às 17h, chamará a atenção para a necessidade de intensificar as ações de prevenção e controle da doença. Na segunda-feira, 26, o Ministério da Saúde promove em Brasília solenidade por ocasião da data. Durante o evento, o ministro Alexandre Padilha premiará os vencedores do concurso cultural Juntos pelo fim da tuberculose, promovido pelo Fundo Global Tuberculose – Brasil em parceria com o Programa Nacional de Controle da Tuberculose. Dia 30, sexta-feira, o RAP da Saúde promove ação de conscientização na Rocinha, na Via Ápia, de 16h às 21h. Os jovens e adolescentes promotores da saúde vão distribuir materiais informativos e tirar dúvidas da população. A programação também inclui apresentações de dança e teatro e a realização de um Cine Pipoca sobre o tema, na Clínica da Família Rinaldo De Lamare.
CIRCUITO DAS ÁGUAS
Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, o Circuito das Águas chega à Praia de Copacabana neste final de semana, dias 24 e 25 de março. A mobilização em torno da preservação dos recursos hídricos acontece em frente ao Posto 4, de 10h às 20h. A programação inclui o jogo Surfe Mecânico, brincadeiras sobre a limpeza de rios, praias e o plantio de árvores e teste de conhecimento sobre o tema. Como prêmio, os competidores receberão relógios movidos à água. Confira a programação da Semana da Água.

PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR NA SAÚDE
Foram prorrogadas até terça-feira, 27 de março, as inscrições para o Curso de Atualização em Pesquisa no Ensino Superior na Saúde, com Ênfase em Infectologia, oferecido pelo Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (Ipec/Fiocruz). O curso será realizado de 03 de abril a 17 de maio, com aulas às terças e quintas, de 13h30 às 16h30, e encontros em horário integral.
Acesse mais informações e orientações para inscrições.
ESCUTA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
O livro Escuta de Crianças e de Adolescentes: reflexões, sentidos e práticas”, organizado pela professora de psicologia jurídica Leila Maria Torraca de Brito, do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), será lançado nesta quarta-feira, dia 28 de março,  às 18h, na Livraria República, na UERJ. A obra discute a necessidade de escutar ou não crianças e adolescentes em situações que podem ser encaminhadas para a Justiça e aborda os procedimentos e práticas deste processo.
PSICANÁLISE E CINEMA
O Fórum de Psicanálise e Cinema retoma suas atividades esta semana. As sessões acontecem sempre na última sexta-feira de cada mês, às 18h, seguidas de debates, às 20h. Dia 30 de março, o filme exibido será o longametragem Em um mundo melhor, que aborda temas atuais e relevantes ligados à globalização e à educação, como bullying. Após a exibição, o debate será mediado pelos psicanalistas Neilton Silva e Waldemar Zusman e pela museóloga Ana Lúcia de Castro. Os encontros acontecem na Unirio, na reitoria da universidade, na sala Vera Janacopolus. A entrada é franca. Mais informações:
forumpsicinema@gmail.com
Assista ao trailer do filme Em um mundo melhor (em inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário