segunda-feira, 5 de março de 2012

Manual ensina a ler rótulos de alimentos e ajuda na escolha dos mais nutritivos

http://www.blog.saude.gov.br/

Manual ensina a ler rótulos de alimentos e ajuda na escolha dos mais nutritivos:

Foto: Tetra Images/Corbis


A composição nutricional de um alimento pode variar entre produtos similares. Um biscoito, por exemplo, pode ter quantidade e tipo de nutriente diferente quando analisado perante marcas diferentes. Para auxiliar o consumidor na escolha e facilitar a compreensão dos rótulos de alimentos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possui o Manual de orientação aos consumidores, com o objetivo orientar o consumidor a fazer a leituras dessas informações de forma clara e precisa.


“As pessoas precisam entender que a composição do alimento pode ser distinta mesmo que ele seja da mesma família. A Anvisa fiscaliza se aquelas informações contidas nos rótulos estão corretas e se a variação na quantidade está dentro dos padrões permitidos. O fabricante decide o quanto de gordura, de açúcar, de sódio e outros nutrientes. Mas precisa colocar a informação correta no rótulo. É disso que cuidamos”, explica a gerente de Produtos Especiais da Anvisa, Antônia Maria Aquino.


Para ela, o principal cuidado que as pessoas precisam ter antes de comprar ou consumir um produto é a verificação de nutrientes que, quando consumidos regularmente, prejudicam a saúde. “Alimentos com alto teor de gordura saturada, gordura trans, açúcar e sódio são preocupantes. A gente deve sempre optar por ter uma alimentação mais saudável e com baixo consumo desse tipo de nutriente”, enfatiza.


Antônia Maria Aquino afirma que o manual é bastante utilizado pelos órgãos de defesa do consumidor, instituições que estão comprometidas com a saúde da população e pelas pessoas de modo geral. “Facilitando a compreensão dos termos usados na rotulagem, nós também estamos aumentando o potencial de proteção e promoção da saúde”.


Acordo para Prevenção de Doenças – A redução do consumo de sódio no Brasil é uma das estratégias do governo federal para o enfrentamento às doenças crônicas, como hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, juntamente com representantes da indústria alimentícia, assinou, em dezembro de 2011, nova fase do acordo que prevê a redução gradual de sódio em 16 categorias de alimentos, incluindo os alimentos que estão entre os mais consumidos pelo público infanto-juvenil como batatas fritas e palha, pão francês, bolos prontos, misturas para bolos, salgadinhos de milho, maionese e biscoitos (doces ou salgados). O documento define o teor máximo de sódio a cada 100 gramas em alimentos industrializados. As metas devem ser cumpridas pelo setor produtivo até 2014 e aprofundadas até 2016.


O acordo firmado pelo Ministério da Saúde inclui a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima), Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) e a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip).


Confira o Manual de orientação aos consumidores – Educação para o Consumo Saudável.


Fonte: Soraya Lacerda / Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário