segunda-feira, 5 de março de 2012

Serviço acolhe e orienta mulheres vítimas de violência

http://www.blog.saude.gov.br/

Serviço acolhe e orienta mulheres vítimas de violência:

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Blog da Saúde irá homenagear as mulheres com posts especiais. De hoje até sábado, iremos destacar a saúde feminina e mostrar como o Sistema Único de Saúde (SUS) se preocupa com as brasileiras. Para começar, vamos falar sobre a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, meio de comunicação de enfrentamento à violência contra a mulher.


A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 é um serviço de atendimento telefônico da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, criado para que as mulheres possam se manifestar sobre a violência de gênero, em suas diversas formas. O serviço presta seu atendimento com foco no acolhimento, orientação e encaminhamento para os diversos serviços da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres em todo o Brasil.


Dados divulgados no último mês pela SPM mostram que o serviço totalizou 667.116 ligações – uma média de 1.828 por dia, em 2011. São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os estados que lideram o ranking de ligações. Se considerada a população feminina, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar, com 13.558 ligações. O tipo de relato mais freqüente refere-se à violência física (lesão corporal leve), com 16.985 relatos.


Para entrar em contato com a Central de Atendimento à Mulher, basta ligar 180. As ligações podem ser feitas por qualquer telefone – seja ele móvel ou fixo, particular ou público (orelhão, telefone de casa, telefone do trabalho, celular). É importante saber que toda ligação feita à Central é gratuita. O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive durante os finais de semana e feriados.


A área técnica de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde é a responsável pelas ações de enfrentamento da violência contra a mulher e é parceira do Ligue 180.


Mônica Plaza / Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário