terça-feira, 6 de março de 2012

“Morar Carioca” recebe Carla Camurati, Hermínio Bello de Carvalho e Douglas Silva

http://www.iabrj.org.br/
“Morar Carioca” recebe Carla Camurati, Hermínio Bello de Carvalho e Douglas Silva:


Na próxima quinta-feira, 8 de março, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio de Janeiro (IAB-RJ) volta a ser palco de uma troca de ideias sobre a integração entre favela e cidade e a percepção do “ser carioca”. A partir das 18h, a sede do Instituto recebe a sétima edição do Painel Morar Carioca, novamente moderada pelo jornalista Sidney Resende, e desta vez contando com a atriz e cineasta Carla Camurati, o músico Hermínio Bello de Carvalho e o jovem ator Douglas Silva.


Inaugurado em março do ano passado e contando com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, o Painel Morar Carioca já reuniu debatedores dos mais diversos ramos de atuação. Sempre democrático, o espaço recebe cariocas de nascimento (e de “adoção”) que discutem temas ligados à relação entre a cidade e seus habitantes e visitantes.


Profissionais e estudantes da área de arquitetura e urbanismo são convidados a participar dos debates, que contam com personalidades ligadas à literatura, artes plásticas, música, arquitetura, design, jornalismo, política, cinema e outros – sempre relacionados com o Rio de Janeiro. Os convites são sempre voltados para pessoas que podem contribuir para ilustrar possibilidades, dinamismo e a riqueza sociocultural da cidade.


Na sétima edição, um grupo eclético de cariocas vai ajudar a fazer com que a discussão ganhe fôlego e relevância. Carla Camurati, que como atriz de cinema e TV ganhou vários prêmios, se destacou a partir da década de 90 como produtora, diretora e roteirista de cinema. Seu filme “Carlota Joaquina, a Princesa do Brazil”, de 1996, é um dos marcos da retomada da produção da sétima arte no país. Desde 2007 ela preside a Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro.


Hermínio Bello de Carvalho é compositor, poeta e produtor musical. Em sua rica carreira, trabalhou ao lado de parceiros como Cartola, Carlos Cachaça, Pixinguinha, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Baden Powell e Dona Ivone Lara. Além disso, é dono de um acervo de mais de 10 mil obras entre fotos, áudios e texto. Criado devido à preocupação do músico com a preservação dos bens culturais do país, o material está disponível de forma totalmente gratuita no site http://www.acervohbc.com.br/.


Um dos atores mais talentosos da nova geração do cinema e da televisão brasileira, Douglas Silva apareceu para o mundo em 2002, no premiado filme “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles e Kátia Lund, interpretando o personagem Dadinho. Participou também de filmes como “Cidade dos Homens”, “Última Parada 174” e “As Melhores Coisas do Mundo”, além de atuar em novelas, programas humorísticos e de auditório da TV Globo.


A discussão, assim como nas edições anteriores, será mediada por Sidney Resende. Atuando como jornalista desde 1985, ele é um dos fundadores da Rádio CBN e apresentador de telejornais do canal GloboNews. É autor dos livros “Ideário de Glauber Rocha”, “Deve Ser Bom Ser Você” e “Jornalismo Eletrônico ao Vivo”.


O sétimo encontro do Morar Carioca – Plano Municipal de Integração de Assentamentos Precários Informais – começa às 18h do dia 8 de março, quinta-feira. A participação é gratuita e aberta o público. É importante fazer inscrição prévia por e-mail (secretaria@iabrj.org.br) ou telefone (21 2557-4192).

Nenhum comentário:

Postar um comentário