terça-feira, 6 de março de 2012

Semana de Mobilização Saúde na Escola combate a obesidade

http://oglobo.globo.com/
Semana de Mobilização Saúde na Escola combate a obesidade:

BRASÍLIA - Estudantes de 22 mil escolas da rede pública, em 1.938 municípios, começaram a ser examinados nesta segunda-feira (5) por agentes de saúde. Com foco na prevenção da obesidade, a primeira Semana de Mobilização Saúde na Escola será realizada até sexta-feira (9), com a meta de atender cinco milhões de alunos, de 5 a 19 anos. A iniciativa é dos ministérios da Saúde e da Educação, em parceria com as prefeituras.

— A obesidade está relacionada com a alimentação e a atividade física. Queremos discutir como a escola pode ajudar na busca de hábitos mais saudáveis. Uma criança bem orientada vai influenciar os hábitos dentro de casa — disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Além de verificar peso e altura dos estudantes, de modo a calcular o chamado índice de massa corpórea (IMC) — que indica a obesidade —, serão analisadas a audição e a visão dos alunos. Pesquisa do IBGE mostrou que uma em cada três crianças de 5 a 9 anos estava acima do peso em 2008 e 2009.

Padilha afirmou que crianças e adolescentes diagnosticados com qualquer doença serão encaminhados a unidades básicas de saúde. Caso tenham problemas de visão, receberão óculos. A semana de mobilização é a primeira etapa do programa Saúde na Escola, que dura o ano todo e atinge 53 mil estabelecimentos de ensino e 2.495 municípios

Nenhum comentário:

Postar um comentário