domingo, 1 de abril de 2012

PARCERIA - Rio Acolhedor vacina 400 abrigados contra a Tuberculose



30/03/2012

A Unidade Municipal de Reinserção Social Rio Acolhedor, em Paciência, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos dias 27, 28 e 29 de março o projeto Virada contra a TB (Tuberculose) para a vacinação de 400 abrigados.

Além de uma equipe formada por médicos e enfermeiros, o mutirão contou com um ônibus equipado para exames de Raio X. Durante os três dias de vacinação, também foram realizados outros atendimentos como avaliação nutricional, radiografias do tórax e encaminhamento para exames de sangue. Os abrigados receberam ainda orientações sobre DSTs/AIDS, com a distribuição de folhetos informativos.

O projeto terá continuidade na próxima terça-feira, das 9h às 17h.

Tuberculose

A doença é causada por uma bactéria que ataca os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges. É transmitida ao espirrar, tossir ou falar, quando o doente com tuberculose expele as bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas. O principal sintoma da doença é a tosse por mais de três semanas, que pode estar acompanhada de outros sintomas como falta de apetite, perda de peso, cansaço, dor no peito, febre e suor noturno. Após o diagnóstico, o tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, diariamente e sem nenhuma interrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário